A 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia todos os envolvidos na rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), teve o prazo de inscrições encerrado no dia 19 de julho. Em seu segundo ano acontecendo de maneira 100% remota, o Prêmio, em comparação a última edição, registrou aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.
Em 2021, a iniciativa recebeu inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Entre as temáticas, projetos de produção sustentável (consumo consciente, gestão de resíduos), Saúde (bem-estar, alimentação e fome), Educação e Preservação e recuperação da Biodiversidade.
“Mesmo com o distanciamento social, percebemos com o aumento do número de inscritos que o Solve for Tomorrow tem ampliado o seu alcance e incentivado os participantes a buscarem soluções para demandas locais por meio da criatividade. Temos, como um de nossos objetivos, que as futuras gerações alcancem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
Em 2021, a iniciativa, que tem edições anuais no país desde 2014, tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo com professores e alunos, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas inclusive por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas e finalistas. Incluindo a oitava edição, que encontra-se em andamento, a iniciativa já envolveu 165.036 estudantes, 22.753 professores e 5.497 escolas públicas.
“É muito importante chegar em mais professores(as) e estudantes de diferentes regiões do país. Isso mostra que há, além de uma demanda por projetos de investigação científica, uma possibilidade de ampliar a formação de alunos e alunas para a pesquisa e o protagonismo por meio das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. O aumento no número de inscrições nos possibilita atuar mais de perto na redução das desigualdades educacionais, ao oferecermos, de forma gratuita formação, materiais de apoio e mentoria”, afirma Ana Cecília Arruda, Coordenadora de Programas e Projetos do CENPEC Educação.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do CENPEC Educação.
Confira o cronograma para a edição brasileira de 2021 do Solve For Tomorrow:
Até 19 de julho – Inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes
21 de julho a 22 de agosto – Avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação
24 de agosto – Anúncio dos semifinalistas
28 de agosto a 30 de setembro – Mentorias aos semifinalistas
8 de outubro – Anúncio dos finalistas
13 de outubro a 8 de novembro – Mentorias aos finalistas
12 a 17 de novembro- Votação para definir vencedores do Júri Popular
17 de novembro – Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para o Amanhã
18 de novembro – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular
PREMIAÇÃO
Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung Flash.
Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.
Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.
Vencedores nacionais
Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung
1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.
2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.
Confira os vencedores das edições anteriores do Solve For Tomorrow no Brasil:
● 7ª edição (2020)
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)
● 6ª edição (2019)
EEMTI Marconi Coelho Reis
Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas
Cascavel (CE)
● 5ª edição (2018)
IFRS – Campus Osório
BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho Osório (RS)
● 4ª edição (2017)
EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana
Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional Cacoal (RO)
● 3ª edição (2016)
ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros
Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira – SP Iguape (SP)
● 2ª edição (2015)
Colégio Estadual Dom Veloso
Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural
Itumbiara (GO)
● 1ª edição (2014)
EE Tristão de Barros
Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor
Currais Novos (RN)