Apresentado pelo ator e roteirista Felipe Folgosi, que escreve o roteiro do filme junto com o diretor Jun Sakuma, o documentário “Traço livre: o quadrinho independente no Brasil” estreia nesta segunda (16), às 22h30, na faixa Cine DOC, da TV Brasil.
Inédito na telinha da emissora pública, o longa-metragem traça um panorama sobre o universo da arte sequencial das histórias em quadrinhos independentes no país. O doc registra cada etapa da produção de uma HQ. Conhecida como a nona arte, as histórias em quadrinhos representam uma área em expansão.
O filme acompanha cada passo dos profissionais do segmento, desde a concepção da ideia inicial, passando pelo roteiro, artes, editoração até o lançamento. Por meio de entrevistas com personalidades do ramo, a película ainda revela bastidores, segredos e anseios de quem produz quadrinhos atualmente no Brasil.
Considerada um setor com potencial de ascensão, a realização de histórias em quadrinhos movimenta o mercado do entretenimento e da cultura seja na realidade brasileira bem como na internacional. Hoje inúmeras produtoras investem na criação de produtos que se destacam pela originalidade.
O documentário nacional em cartaz na TV Brasil destaca os profissionais que desenvolvem suas obras de maneira independente. Com muito esforço e persistência, quadrinistas, roteiristas, editores, professores e jornalistas mostram como o uso do traço pode abrir portas. Eles explicam os desafios e as realizações na concretização de obras que repercutem junto a um público fiel e diverso.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Ficha técnica
País: Brasil. Ano de estreia: 2018. Gênero: documentário. Direção: Jun Sakuma. Roteiro: Jun Sakuma e Felipe Folgosi. Apresentação: Felipe Folgosi. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 82 min. Inédito.
Serviço:
Cine DOC – “Traço Livre – O Quadrinho Independente no Brasil” – segunda-feira, dia 16/8, às 22h30, na TV Brasil