Líder com 54% de todos os testes feitos até hoje pelo programa Embarque + Seguro, a LATAM realizou na manhã do dia (12/8) o primeiro embarque oficial com reconhecimento facial biométrico do aeroporto de Brasília, um dos principais hubs (centros de conexão) da companhia.
Com a presença de autoridades e convidados, o voo LA3293 com destino ao Rio de Janeiro/Santos Dumont foi o escolhido para representar o uso dessa nova tecnologia. De todos os seis aeródromos já testados, a LATAM foi a aérea que mais auxiliou o programa, realizando o embarque de 1.320 passageiros até agora.
A companhia manterá até dois voos diários dedicados aos testes do Embarque + Seguro na capital federal até que a biometria possa ser adotada de maneira permanente.
“Estamos comprometidos com inovações que contribuam para a diminuição de filas e tornem a jornada do viajante mais rápida, segura e autônoma. Além disso, o aeroporto de Brasília é um parceiro de longa data que sempre nos apoia em projetos de inovação e desenvolvimento de novos serviços. Hoje, somos a companhia aérea líder em Brasília, com mais de 50% dos voos do aeroporto, o que nos dá uma ampla amostra de diferentes públicos e mercados para testar novas funcionalidades.”, afirma Mauro Peneda, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil. A importância de Brasília para os negócios da LATAM e a retomada gradual da demanda pelo serviço aéreo em consequência do avanço da vacinação fizeram a companhia aumentar em 24% (de 56 para 69) o número de decolagens diárias em Brasília a partir de novembro deste ano, na comparação com a operação atual agora de agosto.
Sobre o compromisso da LATAM com a inovação
A liderança da LATAM na testagem do programa Embarque + Seguro é mais um capítulo do compromisso da companhia com a inovação. A primeira fase do Projeto de Inovação Tecnológica da LATAM iniciado em fevereiro deste ano, por exemplo, já está atingindo seu principal objetivo: oferecer aos clientes da companhia uma experiência mais digital, intuitiva e contactless. Em apenas cinco meses, houve redução de mais de 50% do uso do call center para as funções mais básicas, como compra e remarcação de passagens, assim como um ganho de aproximadamente 40% no tempo estimado para a compra de um bilhete para os clientes que estão usufruindo da nova experiência.
Hoje, cerca de 40% de todos os clientes da LATAM no Brasil são usuários frequentes da nova experiência digital, que focou sua primeira fase em quatro pilares: novo fluxo de compra no site; conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas e check-in automático.
Dando continuidade ao projeto, a LATAM acaba de anunciar a segunda fase dessa empreitada, com o lançamento de uma funcionalidade exclusiva, a carteira virtual chamada de LATAM Wallet, e uma nova e única experiência para o LATAM Pass, o programa de milhagens da companhia.
Outra importante frente de inovação é o LATAM Labs, uma célula da LATAM para testar ideias inovadoras e avaliar como elas impactam a operação da empresa. O projeto piloto tem trabalhado em soluções (ainda em andamento) como tecnologia própria para medição automática de filas e embarques, novo layout para o atendimento presencial no aeroporto e QR Code para comunicação do cliente com a empresa via Whatsapp no caso de bagagens extraviadas.
Sobre o programa Embarque + Seguro
Desenvolvido pelo Governo Federal, o programa Embarque + Seguro é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra), desenvolvido pelo Serpro, empresa pública de tecnologia, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. O programa já foi testado nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Belo Horizonte (Confins), e, mais recentemente, na ponte aérea entre os aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP). Também atende a todos os preceitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo a proteção total dos dados dos usuários. No momento do check-in no aeroporto, o passageiro é convidado a participar do Embarque + Seguro. Após concordar, recebe uma mensagem no seu celular informado, solicitando autorização para a obtenção de seus dados, incluindo CPF e uma foto. Com o consentimento, o atendente da LATAM realiza a validação biométrica do viajante por meio do aplicativo do Serpro, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais. A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar ao embarque na aeronave, passando pelo ponto de controle biométrico, que faz a identificação por meio de reconhecimento facial, sem a necessidade de apresentar documento e bilhete aéreo