Neste domingo (15), o WhatsApp estreia sua maior campanha publicitária de marca no Brasil. Com o mote “Privacidade para suas mensagens”, a campanha reforça o compromisso do WhatsApp em proteger as mensagens pessoais de seus usuários e destaca sua principal característica e diferencial: a criptografia de ponta a ponta por padrão para todas as comunicações dentro do aplicativo.
Criada pela BBDO nos EUA e na Índia e pela AlmapBBDO no Brasil, e com duração até o final do ano, a campanha tem abrangência nacional e será exibida em redes sociais como Facebook e Instagram, vídeos para TV, banners digitais nos principais sites de notícias e mídia out of home como outdoors, relógios de rua e bancas de jornais.
Além disso, contará com iniciativas especiais e locais como o patrocínio do programa The Masked Singer da rede Globo, inserções em programas esportivos, um filtro no Instagram para explicar de forma lúdica e didática o que é e como funciona a criptografia, e ativações com influenciadores e personalidades do mundo esportivo.
O conteúdo das ativações ressaltará que as mensagens compartilhadas no WhatsApp ficam somente entre os envolvidos naquela conversa, nem o WhatsApp nem o Facebook, companhia proprietária do app, conseguem acessá-las. Os recursos da campanha abordam momentos de privacidade com uma linguagem direta, além do tom divertido de forma a aguçar a curiosidade do público.
“Acreditamos que os usuários compartilham momentos muito importantes de suas vidas no WhatsApp e por isso reforçamos que todas as comunicações são privadas, graças à criptografia de ponta a ponta. Essa tecnologia é central para o WhatsApp e é por conta dela que milhões de usuários se sentem confortáveis em dividir sua vida cotidiana com amigos e familiares, todos os dias no aplicativo. Essa nova campanha é a expressão do comprometimento do aplicativo com a privacidade das pessoas”, aponta Taciana Lopes, Head de Marketing para o WhatsApp no Facebook Brasil.
Privacidade
O WhatsApp foi desenvolvido com base em uma ideia simples: tudo o que os usuários compartilham com seus amigos e familiares fica só entre eles. As mensagens pessoais são protegidas com criptografia de ponta a ponta, o que significa que essas conversas são privadas, e que o WhatsApp não pode ler, ouvir ou ver o conteúdo das imagens compartilhadas.
Fica só entre vocês
Em fevereiro de 2020, o Brasil foi o país escolhido para o lançamento da primeira campanha de marca do WhatsApp, criada pela BBDO, “Fica só entre vocês”. O filme de estreia narra a história real de uma comunidade que se une via WhatsApp para ajudar uma escola de samba que perde todas as alegorias em um incêndio às vésperas do Carnaval. Membros de uma escola concorrente arrecadam doações e ajudam na reconstrução do barracão. A produção envolveu uma equipe de 200 pessoas em um galpão e contou com a participação da comunidade.
Ficha Técnica – Filme Positivo ou Negativo
Anunciante: WhatsApp
Título: Positivo ou Negativo
Agência: AlmapBBDO
CCO: Luiz Sanches
Diretor de Criação: Pedro Corbett
Criação: Firulo, Erick Mendonça e Juliana Utsch.
Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Aline Silva
Produtora: ICONOCLAST
Direção: Ian Ruschel e Rafaela Carvalho
Diretor de fotografia: Diego Rosenblatt
Produtor executivo: Francesco Civita, Greg Bogossian, Alonso Sperb e Mariela Costa
Assistente de produção executiva: Matheus Monteiro
Assistente de direção: Iuri Santos
Coordenação de produção: Andre Bauer
Assistente de coordenação de produção: Carolina Loureiro
Controladoria: Fabiana Baptista, Lucas Pereira e Beatriz Soares
Diretor de produção: Reinaldo Faria
Diretor de arte: Larissa Cambauva
Figurino: Juliana Prysthon
Produção de elenco: Virginia Favrin
Produção de locação: Kleber Pereira
Coordenação de pós-produção: Priscilla Paduano e Tutu Mesquita
Assistente de coordenação: Everson Martins
Finalizador: Daniel Amaro e Luan Luiz
Montador: Felipe Thomé e Roberta Bonoldi
Color Grading: Marla Colour Grading
Pós-produção: Nash
Produtora de som: Punch Audio
Produtor Musical: Cristiano Pinheiro
Criação: Tony Berchmans
Atendimento: Lili D. Aragoni, Ale Pais e Fernanda Garroux
Coordenação de Produção: Juliana Pontes e Paula Pedroso
Finalização: Fernando Martinez e Gustavo Guanaes
Produção Gráfica: José Roberto Bezerra, Rose Ribeiro
Arte final: Anderson Teixeira
Tratamento de Imagem: André Santos
Revisão: Eliana Pavan
Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcelo Porto, Michael Batista, Marina Fontes
Planejamento: Sergio Katz, Beatriz Scheuer, Luciana Shinoda, Nathalia Garcia, Iury Cesar de Souza
Mídia: Brian Crotty, Mariana Areia, Gustavo Lopes, Bruna Olimpio, Pedro Lara, Camila Celis, Débora Mello, Vitor Lopez, André Marques, Gabrielle Rodrigues, Gianluca Petracco, Jullyana Silva, Lucas Cavalcante, Vitoria Frasneli
Pesquisa de Mídia: Renan Iti
Data & Tech: Márcio Ferreira, Juliana Cruz, Gustavo Evangelista, Patrícia Sousa
Mídia WhatsApp: André Gramorelli, Ligia Mattos
Aprovação do cliente: Taciana Lopes, Andrea Faccio, Beatriz Cury, Beatriz Bottesi, Eshan Ponnadurai, Vivian Odior, Jennie Morel, Rodrigo Moran, Andre Felix, Fabio Pulga
Ficha Técnica – Double Date
BBDO San Francisco
Tres Colacion – Global Creative Lead, BBDO San Francisco
Jose Higuera – Global Strategy Lead, BBDO San Francisco
Minjia Qiu – Global Account Lead, BBDO San Francisco
Natasha Hoban – Global Account Director, BBDO San Francisco
Disha Jain – Global Management Supervisor, BBDO San Francisco
Madison Thompson – Art Director, BBDO San Francisco
Ian Forsyth – Copywriter, BBDO San Francisco
BBDO India
Josy Paul – Global Creative Lead, CCO – BBDO India
BBDO Berlin
Till Diestel – Chief Creative Officer, BBDO Berlin
Erick Barrios Hernández – Creative Director, BBDO Berlin
Wolfgang Warzilek – Creative Director, BBDO Berlin
Florestan Roesemann – Senior Copywriter, BBDO Berlin
Erin Conboy – Senior Art Director, BBDO Berlin
Deepanjali Singh – Senior Art Director, BBDO Berlin
Dara Luise Kleyer – Copywriter, BBDO Berlin
Rishabh Jain – Junior Art Director, BBDO Berlin
Maxim Weinstein – Senior Art Director, BBDO Berlin
Arash Sabbagh – Junior Designer, BBDO Berlin
Mark Andree – Managing Director, BBDO Berlin
Kadia Sow – Senior Account Manager, BBDO Berlin
Lea Duchez – Account Manager, BBDO Berlin
Alexander Geier – Executive Producer, BBDO Berlin
Betty Zschirnt – Art Buying, BBDO Berlin
Katja Sluyter – Art Producing, BBDO Berlin
Ficha técnica (Pessoas-chave) – Filme Double Date
Diretor: Courtney Hoffman
Produtora: Lief
Produtor Executivo: Margo Mars
Producer: Ella Sanderson
Diretor de Fotografia: Ben Fordesman
Editor: Paul O’Reilly
Compositor: Emile Mosseri
FOTOGRAFIA
Fotógrafo: Lewis Khan
Ficha Técnica – Criptografia de ponta a ponta
Creative X
Amanda Goodspeed – Managing Director
Rodrigo Moran – Head of Creative | WhatsApp
Lucas Heck – Creative Director
André Felix “Felix” – ACD
Belén Márquez – ACD/Art Director
Soham Chatterjee – ACD/Copywriter
Amari Lilton – Copywriter
James Anderson – Designer
Marla McCormick – Program Lead
Ally Galston – Program Manager
Chad Emerson – Executive Producer
Karena Dacker -Producer
Nicholas Sempertegui – Business Affairs Manager
Marketing
Maz Sharafi – Director, Marketing
Eshan Ponnadurai – Director, Brand & Consumer Marketing
Vivian Odior – Global Head of Brand & Integrated Marketing
Jessica Chin – Brand Marketing Manager
Bosco Zubiaga Delclaux – Consumer Product Marketing Manager
Helen Lawrence – Global Head of Culture & Community
Nathalie Balda – Global Social Marketing Lead
Peter Schnupp – Strategic Media Planning Lead
Felipe Tavares Chaves – Strategic Media Planning
Erica Hong – Global Performance, FB Platform
Grace Wong – Global Performance, FB Platform
Produção: 1st Ave Machine
Director – Lake Buckley
Executive Producer – Andrew Geller
Executive Producer – Nick Litwinko
Line Producer – Garrett Fennelly
Production Coordinator – Nikil Shyam Sunder
DOP – Garrett Hardy Davis
Post Production Supervisor – Malu Rodriguez
Production Designer – Holly Trotta
Pós Produção: Pixel Farm
Managing Director – Paul Sadeghi
Executive Producer – Kathy Yerich
Producer – Marissa Hadfield
Creative Director – Jeff Stevens
Lead Flame Artist/Editor – Luke Braith
Colorist – Dave Sweet
Animation Director – Tom Doeden
Senior CG Artist – Mike Nelson
CG Artist – Matt Weier
Art Director/Motion Designer – Nate Miller
Motion Designer – Elle Hansen
Designer – Annie Schweiger
Sound Design: Sonido Antro
Music & Audio director – Lucas Duque
Music & Audio producer – Jayme Monsanto
Audio project manager – Vanessa Mayrink