Apesar do cenário de incertezas causado pela pandemia de Covid-19, o ano de 2020 não impediu o crescimento das grandes empresas. O ranking BrandZTM Marcas Globais Mais Valiosas 2021, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostrou, mais uma vez, que as marcas mais sólidas e fortes são mais resistentes e se recuperam de crises mais rapidamente.
O segmento de tecnologia domina o topo do ranking – com sete das 10 primeiras colocações ocupadas por empresas do setor. Entre as marcas destacam-se as voltadas para as indústrias de Mídia e Entretenimento, que apresentaram um crescimento impressionante de 50% no último ano.
A segunda marca que mais aumentou seu valor foi TikTok, uma plataforma disruptiva e fácil de usar – as dancinhas, os vídeos criativos e os desafios transformaram a vida dos consumidores e garantiram a posição. A empresa chinesa fez sua estreia no ranking na edição 2020, com um valor de mercado de US$ 16,8 bilhões, ocupando a 79ª posição. Nos primeiros meses de 2020, o aplicativo já registrava 1,5 milhão de downloads via App Store (Apple) e Google Play Store (Android). Hoje, são mais de 800 milhões de perfis ativos ao redor do mundo.
No ranking 2021 a plataforma seguiu surpreendendo e pulou para a 45ª colocação, com alta de 158% e valorização de US$ 43,5 milhões. Os números a colocam à frente de velhos conhecidos do mercado, como LinkedIn (valorização de US$ 35,5 milhões) e Baidu (US$ 23,3 milhões).
Ranking 2021 | Marca | País de Origem | Valor 2021 (Milhões) | Valor 2020 (Milhões) | Variação |
1 | EUA | US$ 457,998 | US$ 323,601 | 42% | |
2 | Tencent | China | US$ 240,931 | US$ 150,978 | 60% |
3 | EUA | US$ 226,744 | US$ 147,190 | 54% | |
4 | EUA | US$ 82,904 | US$ 41,501 | 100% | |
5 | Netflix | EUA | US$ 71,126 | US$ 45,889 | 55% |
6 | Disney | EUA | US$ 55,217 | US$ 48,802 | 13% |
7 | YouTube | EUA | US$ 47,103 | US$ 33,976 | 39% |
8 | TikTok | China | US$ 43,516 | US$ 16,878 | 158% |
9 | EUA | US$ 35,523 | US$ 29,936 | 19% | |
10 | Baidu | China | US$ 23,358 | US$ 14,840 | 57% |
Marcas de Mídia e Entretenimento mais valiosas do BrandZ 2021, da Kantar
Marcas devem aproveitar a popularidade
De acordo com o estudo Media Trends & Predictions 2021, também da Kantar, as marcas estão buscando melhorar suas campanhas de vídeo online através de influenciadores e interação em desafios do TikTok (Hashtag Challenges).
Essa estratégia tem atraído marcas que buscam se diferenciar – e a expectativa é que os investimentos em redes sociais continuem crescendo em 2021. De acordo com a Kantar, em 2020, o formato stories recebeu 29% a mais de investimentos e a projeção é que esse número dobre este ano.