Os negros no Brasil representam mais da metade do país. Na verdade, eles são a maior população de descendentes de africanos fora da África. No entanto, a sociedade brasileira é retratada como quase inteiramente branca no cinema, na televisão e na publicidade. Além disso, a comunidade negra está assustadoramente sub-representada em cargos de liderança, como executivos de grandes empresas, diretores de universidades ou mesmo congressistas. Esse racismo estrutural que prevalece há anos continua a gerar preconceito, violência e graves desigualdades no trabalho e na educação. Ainda assim, de acordo com nossa pesquisa Visual GPS, os consumidores brasileiros apresentam o maior índice global de aceitação trabalhando em prol do anti-racismo e da justiça social, e a maioria deles está disposta a contestar ativamente a discriminação. Isso indica que há uma lacuna entre os desejos dos consumidores por igualdade social e a persistência de desigualdades raciais sistêmicas. Está claro que os brasileiros estariam abertos a uma mudança em sua percepção social no sentido de ampliar o espectro representacional.
De acordo com a pesquisa Visual GPS da iStock, os brasileiros estão em busca de campanhas e imagens publicitárias que trazem pessoas negras e preferem empresas que apoiem a diversidade e utilizem essa publicidade mais ampla. Confira mais detalhes abaixo.
- Forte comprometimento em trabalhar para a mudança social e boa percepção sobre marcas que fomentam causas sociais
- 90% dos consumidores brasileiros concordam com a afirmação “Não basta ser anti-racista; devem também trabalhar ativamente em prol da justiça social ”.
- 72% dos consumidores brasileiros declaram concordar com a afirmação: “Tenho o compromisso de contestar ativamente a discriminação e o preconceito sempre e onde quer que eu a perceba”.
- 77% dos consumidores brasileiros preferem comprar marcas que apoiem as questões sociais.
- Apropriação cultural: a auto identificação com a etnia negra é algo de maior orgulho entre as gerações mais jovens.
- 10% dos brasileiros pesquisados se identificam como de etnia negra, enquanto entre a Geração Z exclusivamente esse número aumenta para 30%
Quando o assunto são buscas de imagens, em um ano, a iStock e a Getty Images notaram um aumento bastante significativo quando o assunto é a comunidade negra. Confira abaixo.
Getty Images no Brasil (Jan-Jun 2021 vs Jan-Jun 2020):
- A palavra chave Mulher Negra teve um aumento de 36%
iStock no Brasil (Jan-Jun 2021 vs Jan-Jun 2020):
- A palavra chave Pessoas Negras teve um aumento de 75%
- A palavra chave Homem Negro teve um aumento de 82%
- A palavra chave Mulher de Negócios Negra teve um aumento de 278%
- A palavra chave Mulher negra em um computador teve um aumento de 791%
A intenção de diversificar o espectro de representação nos locais de trabalho parece estar em curso, por conta disso, outros aumentos que também demonstram bastante essa mudança podem ser vistos abaixo:
- Black Lives Matter teve um aumento de 116%
- Médico Negro teve um aumento de 81%
- Mulheres Negras teve um aumento de 71%
- Consciência Negra teve um aumento de 93%