A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, acaba de anunciar parceria com o Projeto Transpor, consultoria sem fins lucrativos que tem a missão de aumentar a empregabilidade de profissionais trans e incentivar a diversidade nas empresas. Por meio da parceria, a companhia pretende contratar pessoas transgênero, não binárias e intersexuais, além de capacitar os colaboradores para receber e acolher esses profissionais.
O Transpor oferece consultorias de posicionamento profissional gratuita para pessoas trans, em que são abordados temas como elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego e orientações para utilização do LinkedIn. Após o período de capacitação, o projeto continua fazendo um acompanhamento com os profissionais, a fim de direcioná-los a recrutamentos de companhias parceiras que melhor se enquadrem ao seu perfil.
Essa é mais uma iniciativa da Kimberly-Clark, que tem como um de seus pilares promover a inclusão e a diversidade em seu quadro de colaboradores. Em 2021, a companhia também se tornou signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, assumindo dez compromissos em prol dos direitos da comunidade LGBTI+ que expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Os objetivos, que são assumidos pela presidência e pelos executivos da companhia, buscam promover a igualdade e direcionar as empresas para o enfrentamento da discriminação, aperfeiçoamento da gestão e ampliação do diálogo para os públicos internos e externos.
A companhia também tem comitês exclusivos para discutir outros temas de diversidade. Além do pilar LGBTQIA+, há grupos dedicados aos temas Gênero, Gerações, PCD e Raças. Os grupos são formados voluntariamente por colaboradores de diversas áreas da empresa e têm uma média de 12 horas de dedicação por mês para desenvolver e implementar ações dedicadas a cada tema.
Outras parcerias – Para fortalecer e desenvolver cada um dos pilares de diversidade e inclusão, a Kimberly-Clark vem buscando parceiros que podem contribuir para evolução e ampliação dos temas internamente. Desde 2012, a companhia é parceira da ONU Mulheres e em 2016 se juntou à plataforma Movimento Mulher 360 (MM360), formada por organizações comprometidas em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valores. A parceria consiste em sistematizar e difundir práticas que permitam o avanço do desenvolvimento econômico e profissional do público feminino interno.
A iniciativa, ao lado de programas próprios como o Women in Leadership, que auxilia na prospecção de candidatas em processos seletivos, trouxe grandes avanços em equidade de gênero dentro da companhia, sobretudo em cargos de liderança. Atualmente, cerca de 43% das posições gerenciais nos negócios da K-C no Brasil são ocupadas por mulheres.
A Kimberly-Clark possui também uma parceria com a Maturi, consultoria especializada em fomentar a presença de pessoas mais maduras no mercado de trabalho. Além de um diagnóstico para compreender a percepção do público interno sobre o tema, periodicamente a Maturi também realiza palestras de sensibilização e workshops com as lideranças da companhia para aprofundar ainda mais o debate e traçar os próximos passos.
A companhia assumiu ainda os dez compromissos da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento que busca a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor. Entre os focos da iniciativa está a promoção de programas perenes, em diversas frentes, com objetivos e metas institucionalizados visando a promoção da diversidade.