Para recordar os 80 anos de estreia do Repórter Esso, primeiro noticiário de radiojornalismo do país, transmitido originalmente a partir de 28 de agosto de 1941, a TV Brasil lança um interprograma temático neste sábado (28), nos intervalos da programação da emissora pública.
Na produção de curta duração, com um minuto, o radialista Antônio Carlos, renomado comunicador do Rio de Janeiro, destaca a credibilidade e a importância do Repórter Esso para os ouvintes e a sociedade. A atração jornalística fez história nas ondas da Rádio Nacional e, depois, ainda ganhou a telinha.
Com slogans inesquecíveis como “O primeiro a dar as últimas” e “Testemunha ocular da história”, o programa marcou época e atravessou gerações. Pioneiro, o Repórter Esso não se limitava a ler as matérias recortadas dos jornais impressos e serviu de modelo para outras produções noticiosas.
Durante a peça, gravada com exclusividade por Antônio Carlos, que inclusive atuou como locutor na Rádio Nacional no início da carreira, nos anos 1950, o comunicador ressalta a presença de personalidades do jornalismo no Repórter Esso.
A homenagem resgata nomes de relevância na trajetória da produção, como Heron Domingues. Ele foi o responsável por parar o Brasil para ouvir as últimas notícias do momento como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, entre outros furos de reportagem.
O programete “Repórter Esso – 80 anos de Jornalismo” mescla material raro obtido no vasto acervo preservado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil e da Rádio Nacional, com trechos dessa entrevista inédita de Antônio Carlos. O conteúdo fica disponível também nas redes sociais dos veículos públicos.
O especial foi concebido por Bruno Barros e Waldecir de Oliveira que assinam a direção do interprograma sobre o Repórter Esso. Em junho, os dois profissionais regravaram cenas da primeira radionovela brasileira, “Em Busca da Felicidade”, sucesso de audiência na Rádio Nacional, que então completava oito décadas. A trama pioneira da dramaturgia no país foi ao ar nas ondas da emissora entre 1941 e 1943.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Interprograma “Repórter Esso – 80 anos de Jornalismo” – a partir de sábado, dia 28/8, nos intervalos da programação da TV Brasil