A Oi é a fornecedora da conexão de infraestrutura de internet da primeira edição digital do maior evento gamer da América Latina, a Game XP 2021, que deve ser acompanhada de forma virtual este ano por um público de aproximadamente 2 milhões de pessoas. A companhia, que está executando um plano de transformação que tem como foco a massificação da fibra ótica no país e se consolidar como plataforma nacional de tecnologia integrada e de serviços digitais, vai levar ao evento algumas dessas soluções e produtos voltados ao mundo dos games, um dos focos de atuação da Nova Oi, ao lado de serviços voltados para a casa conectada, serviços financeiros e marketplace.
A Game XP 2021 será totalmente digital e com acesso gratuito, nos dias 28 e 29 de agosto (sábado e domingo). As atrações serão transmitidas diretamente da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico, onde equipes técnicas, artistas e jogadores seguirão um robusto protocolo de segurança que inclui todas as regras de distanciamento determinadas pelas autoridades sanitárias, devido às restrições da pandemia da Covid-19, realização de testes, uso de obrigatório de máscara e álcool gel em todas as áreas. O público poderá acompanhar ainda a transmissão do evento pelo SporTV, que estará com o sinal liberado para clientes nos dias 28 e 29 no Oi Play, o serviço de streaming da Oi.
“O universo gamer tem potencial para crescer muito e a Oi já sabe disso há algum tempo. Não só patrocinamos a Game XP há mais de três anos como temos uma plataforma de games que apoia e incentiva ações e projetos voltados para o público gamer, geek e toda a turma conectada nesse universo. Com a conexão da Oi, ajudamos a incrementar a revolução cultural que os jogos digitais proporcionam e, o mais importante, mostramos que o game é para todos, seja homem, mulher, estudante, empresário, da fazenda ou da favela. O que une essa legião é a coragem de desafiar padrões e nunca desistir e para isso tem que ter fibra! Queremos inspirar novos jogadores e jogadoras”, diz Livia Marquez, diretora de Comunicação e Mídia da Oi.
Patrocinadora do evento, a Oi vai promover na Game XP 2021 uma série de ações que reforçam seu novo posicionamento de empresa que alia o melhor da conectividade com experiências digitais. Entre as atrações estão:
- Oi Game Arena: palco das competições de e-sports, onde os jogadores poderão aproveitar as vantagens de uma conexão estável, veloz e segura, reforçando o posicionamento de marca “Oi Fibra muda o seu game”.
- Oi Place Show: ação especial de vendas de seu marketplace nos dois dias do evento, focada na curadoria de soluções digitais e experiência dos gamers. Serão oferecidos descontos especiais e exclusivos em produtos que vão de cadeiras a consoles, passando por produtos para os entusiastas da cultura pop e geek. A ação terá início pouco antes da abertura do evento e será acompanhada em tempo real no twitter da Oi. A ação consiste em dois mini-programas de 3 minutos cada, apresentados pelo humorista Rafael Portugal, que vai receber os convidados CaioX e JinkiWinkki, para conversar sobre o universo gamer, com brincadeiras que vão liberar descontos exclusivos em produtos selecionados. Além disso, o Oi Place será tematizado para a Game XP e terá descontos em uma seleção especial de produtos por todo o período para quem usar o código GameXP2021 no site (www.oiplace.com.br/gamexp).
- CS:GO, a Grrrls League: final da maior liga feminina de CS:GO do mundo, que será uma das principais atrações do evento. As partidas da final do torneio serão transmitidas diretamente do evento, na TV, pelo Sportv3 e em diversas plataformas digitais – os canais oficiais da Game XP na Twitch, no TikTok e YouTube, além do canal oficial da Booyah! A Grrrls League foi lançada pela Game XP com patrocínio da Oi em dezembro de 2020 e permitiu às jogadoras de games de toda a América Latina a oportunidade de inscreverem seus times e participarem de um torneio de nível internacional. A iniciativa tem incentivado a profissionalização do eSports feminino.
- LTXP – Laser Tag Experience: experiência de jogo na vida real inspirada na dinâmica de jogos estilo Battle Royale, que teve seu conteúdo gravado com 12 participantes no parque temático Hopi Hari. O jogo explora os atributos da fibra da Oi: a qualidade, com a premiação o melhor jogador do torneio, “o jogador de fibra”; a estabilidade, e a velocidade – o vencedor é o time que completar os desafios em menos tempo.
O conceito de que o game é para todos faz parte do conteúdo sobre a Game XP 2021 que estará nas redes sociais da Oi. O time de influenciadores gamers do Final Level trabalhará virtualmente e a turma Garotas no Controle estará presencialmente no Parque Olímpico, costurando as conversas nas redes com a audiência do evento em um tom bem-humorado. E novidades sobre tecnologia e curiosidades sobre a Game XP 2021 serão distribuídas pelos perfis da Oi no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok, assim como o vídeo-manifesto sobre o conceito “Modo Gamer”.
INFRAESTRUTURA
Para atender à demanda dos serviços de conexão que serão utilizados durante a Game XP 2021, a Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais da Oi para o mercado corporativo, montou no Parque Olímpico um Centro de Operações de Rede (NOC, na sigla em inglês). O NOC garante a segurança das transmissões e a qualidade dos serviços de conectividade e TI do festival para a realização das competições e das experiências digitais do público. A unidade contará com uma sala de controle com links de dados de fibra ótica, conferindo uma rede robusta e de baixa latência essencial para jogos on-line, com cabeamento estruturado e Wi-Fi para a produção do evento, além de dispositivos de IoT para gerenciamento dos pontos de energia e monitoração da fibra.