Considerada a “segunda quaresma”, a Semana do Pescado busca “desazonalizar” a categoria com ações promocionais e eventos gastronômicos que estimulam o consumo dos pescados em todo o país. Originalmente, a Semana foi criada pelo extinto Ministério da Pesca e atualmente, está sendo organizada pelo próprio setor produtivo.
A Semana acontecerá do dia 1 ao dia 15 de setembro de 2021, será a 18º edição e já conta com uma agenda de trabalhos que envolve todos os setores ligados à cadeia produtiva pesqueira e aquícola.
A Camil, dona das marcas Coqueiro e Pescador, especialistas em atuns e sardinhas enlatados no Brasil, preparou uma série de ações de marketing que visam mostrar os benefícios desses produtos para os consumidores, ressaltando que por serem saudáveis e versáteis, os pescados são uma ótima opção proteica para o dia a dia dos brasileiros, podendo ser usados em diversos tipos de receitas. Entre as ações estão: tabloides temáticos, posts nas redes sociais, ação com influenciadores e divulgação de um guia com mitos e verdades sobre os pescados em lata para a imprensa, e outras execuções diferenciadas no Ponto de Venda.
A Semana do Pescado busca registrar um aumento de mais de 30% nas vendas deste setor e entre os patrocinadores do evento, estão: Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES), Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (CONEPE), entre outros. Além do apoio do Ministério da Agricultura, Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA), do SEBRAE e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).