Da Capital aos pampas, da fronteira à Serra, do Litoral ao Interior. Mais do que pertencer ao solo gaúcho, o que une aqueles que vivem no Rio Grande do Sul é o que corre nas veias: o sangue de luta, de bravura, de honra aos ideais e às raízes e que celebra o que é daqui. Em meio à toda diversidade dos gaúchos, o que há em comum é esse sangue. É com esse mote que, nesta sexta-feira (3), o Grupo RBS lança uma campanha para marcar o mês farroupilha e celebrar, junto dos gaúchos, a nossa cultura.
Com a mensagem ”Tem uma coisa que une todos nós: o sangue gaúcho”, a campanha busca destacar que, não importa a cor, a idade, gênero ou orientação sexual, o mesmo sangue gaúcho corre nas veias de quem é daqui, seja o mais tradicionalista ou até o mais moderno. Durante o mês, em uma ação 360º, serão veiculados materiais nos jornais, na RBS TV, nas rádios e nas redes sociais do Grupo RBS. No dia 20 de setembro, data em que recorda o início da Revolução Farroupilha de 1835, a ação de comunicação ainda prevê conteúdos publicitários com o mote “Dentro de revolução, tem evolução”.
Ciente de que a pandemia transformou a forma como os gaúchos celebram a Semana Farroupilha, o time de Consumer Insights & Analytics, que desenvolve estudos e pesquisas de mercado, buscou entender quais são os planos dos gaúchos para esta data. O estudo ouviu cerca de 500 pessoas em maio. Desses, 56% afirmaram ter pretensão de comemorar o período de alguma forma em 2021. Para levar a celebração à casa dessas pessoas, valorizar a diversidade da cultura local e comemorar o que une os gaúchos, a RBS promove uma disputa descontraída no “Realitchê”, uma websérie que será veiculada em GZH a partir do dia 10 de setembro.
Em seis episódios, as equipes Fogo de Chão e Mate Amargo, com participantes de diversos perfis, se confrontam em uma divertida competição para ver quem conhece mais a cultura do Rio Grande do Sul, indo desde o desafio de fazer um bom churrasco até um quiz sobre as músicas tradicionalistas.
Participam do Realitchê os comunicadores da RBS Mari Araújo, Rafinha e Gio Lisboa, os tradicionalistas Diogo Elzinga, César Oliveira, Gaúcho da Fronteira, Rogério Melo, Pedro Pastore e Gaúcho da Fronteira e Nicole Carrion e Bruno Mello, selecionados a partir de uma seleção promovida pela RBS. A disputa é conduzida por Shana Muller, comunicadora do Grupo RBS e uma das grandes representantes da cultura gaúcha.
Segundo o estudo de Consumer Insights & Analytics, das pessoas que costumam celebrar a Semana Farroupilha, 97% acompanham os acontecimentos da data – com destaque para a TV, meio preferido por 69% dos respondentes. Conteúdos sobre tradicionalismo, história do RS e músicas e shows temáticos são os mais pedidos por aqueles que acompanham a data. Esses temas, assim como a cobertura factual do evento, terão espaços diários na RBS TV, em GZH, em Zero Hora, na Gaúcha e no Diário Gaúcho.
Em sintonia com o tema dos festejos farroupilhas em 2021, que homenageia e comemora o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades mais importantes da cultura gaúcha, conteúdos editoriais dos veículos da RBS vão explorar as “Anitas do século XXI”, mulheres da sociedade atual que também dão exemplo de bravura e honra às tradições gaúchas.
No estudo, 73% dos respondentes que comemoram a Semana Farroupilha afirmam que valorizam marcas que anunciam na data e 85% acham importante que as marcas gaúchas incentivem iniciativas para o período. Neste ano, as ações da RBS contam com o patrocínio de Big, Nacional e Equatorial e o apoio de Tumelero e de Isabela.