Nove de setembro, última quarta-feira, foi Dia do Profissional de Administração. Mas por que esse registro? As datas comemorativas são celebradas porque carregam um contexto histórico e cultural. Em geral, reconhecem a importância de um fato histórico, homenageiam uma profissão. No caso da Administração, o dia foi escolhido por ambos os motivos.
Foi em nove de setembro de 1965 que a profissão passou a existir de forma legal. Logo, nada mais coerente do que se apropriar do mesmo dia para homenagear aqueles que, diariamente, empenham-se na construção de uma gestão mais igualitária, profissional e eficiente.
Neste ano, o Conselho Federal de Administração (CFA) entendeu que é preciso mostrar à sociedade o porquê de os seus registrados serem peças-chave e, assim, surgiu a campanha #ADM o profissional chave para a recuperação do país.
É bem verdade que a relevância deste profissional vai muito além do âmbito econômico, apenas. Contudo, esse recorte torna-se especialmente importante em 2021 diante do contexto atual de um Brasil que sofre com as consequências da pandemia da Covid-19. Portanto, pensou-se em uma campanha baseada no conceito CHAVE.
A palavra é um acrônimo para conhecimento, habilidades, atitudes, valores e ética. Inicialmente, a partir dos estudos do estadunidense David McClelland, ainda nos anos 70, o método adotado nas organizações era o chamado CHA (conhecimento, habilidades, atitudes). Posteriormente, foram acrescidos os outros dois conceitos (valores e ética), tornando-se CHAVE.
O mapeamento está em alta atualmente e tem conquistado cada vez mais as empresas na hora de avaliar candidatos e selecionar os melhores ou mais adequados para determinados cargos. Uma alternativa bastante completa para seleções em nível de liderança.
A ideia do slogan da campanha, “O profissional chave para a recuperação econômica do país”, foi pensada por considerar que o curso de Administração é o que engloba a maior parte do conhecimento específico necessário tanto para a gestão pública, quanto privada.
Estar preparado profissionalmente significa conhecer as exigências básicas do mercado de trabalho e a sigla CHAVE reúne as principais delas. O intuito do CFA é, além de comemorar o dia, levantar uma reflexão sobre quais atribuições são mais urgentes para os profissionais da atualidade, cobrados por habilidades híbridas – técnicas e comportamentais.
Reforçar a valorização do profissional da área é conscientizar a sociedade de que as competências que trazem no currículo encaixam-se com as necessidades atuais do país.