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Segunda temporada da série ‘Idade Mídia’ apresenta novos formatos de aprendizagem, com participação de estudantes de todo o Brasil

Com estreia no Canal Futura, dia 13, série mostra como o uso crítico de tecnologias e mídias oferece oportunidades para criar uma escola que faça sentido para os jovens

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Divulgação

Estreia no próximo dia 13 de setembro, às 21h30, a segunda temporada da série Idade Mídia, que trata de educação midiática – como consumir, analisar e produzir informações de forma consciente. Apresentada pelo educador, escritor e jornalista Alexandre Sayad, a série ganha novo formato, com a participação integrada de estudantes de várias regiões do Brasil. 

Nesta temporada, Idade Mídia fala sobre como a mudança de comportamento a partir do uso da tecnologia amplia as possibilidades de aprendizagem, colocando o estudante numa posição ativa em busca de conhecimento, e como a educação tradicional está desalinhada com a realidade dos jovens. A presença da mídia é analisada não só sob a perspectiva da escola, mas da comunidade e da família.

Educação híbrida; como as mídias podem reaproximar a escola dos estudantes e criar uma aprendizagem que faça sentido; o uso de “memes” como recurso de educação; estratégias que desenvolvem autonomia dos estudantes; o papel da mídia na a popularização da ciência; os limites do cotidiano ‘multitelas’ para crianças e jovens; e a utilização de recursos abertos da internet para aprendizagem são alguns dos temas da temporada. 

No novo formato, os estudantes do Laboratório de Mídias Aplicadas à Educação – LAB.ME não só participam dos debates, mas também produzem conteúdo para os episódios. Eles foram selecionados por edital – dentre mais de 1.100 candidatos – e participam no formato remoto, o que possibilitou a inclusão de jovens de várias partes do país. 

“A segunda temporada vai além dos conceitos básicos da educação midiática apresentados na primeira. Aprofundamos como o uso diário de mídias hoje é sinônimo de oportunidade de aprendizagem e, ao mesmo tempo, quais os desafios e limites que ela impõe a todos. A educação deve explorar o digital como parte da sua comunidade de aprendizagem com o objetivo de potencializá-la para além do tempo e espaço da escola. É sobre essa potencial ubiquidade da aprendizagem que tratamos nesta temporada: indo das descobertas dos estudantes do Lab.me à opinião de especialistas, passando por aplicações práticas”, explica Alexandre Sayad. 

SERVIÇO   

Idade Mídia  

Estreia no Canal Futura: estreia em 13 de setembro, às 21h30   

Classificação: Livre    

Duração: 15 min  

Ao longo de 13 episódios a série fala os potenciais e riscos do uso das mídias como linguagem e cultura, seja na escola, família e comunidade. A narrativa parte do olhar de quem vive a educação na prática. A segunda temporada do Idade Mídia conta com a participação ativa de estudantes universitários de diversos lugares do Brasil – compondo o Lab.me.

Confira a sinopse dos episódios:    

Episódio 1: Híbrida – Que educação é essa? – O que significa de fato uma educação híbrida? Apresentamos quais os desafios para que a educação híbrida favoreça a aprendizagem, conversando com estudantes, professores, pais e especialistas.  

Episódio 2: Escola com sentido – Qual o papel das mídias? A escola brasileira está distante da realidade dos estudantes. Esse é um fator de evasão evidenciado em diversas pesquisas. Como gestores e professores podem torná-la mais atraente utilizando as mídias para a expressão dos alunos?  

Episódio 3: Aprender a aprender- Curadoria e autonomia. Aprender a aprender é necessidade da educação contemporânea. Qual o papel da escola no desenvolvimento das habilidades de curadoria e autonomia, para que continuemos aprendendo pelas mídias a vida toda?  

Episódio 4: Língua Digital – Preservação ou empobrecimento? A mistura das línguas com as mídias nem sempre é bem vista. Mas como a tecnologia pode ajudar na preservação de línguas quase extintas? Será que o “internetês” empobrece o idioma português?  

Episódio 5: Memes – Do submundo ao estrelato. Parentes das charges e quadrinhos, os memes são uma unidade de comunicação mínima, rápida e conectada à juventude. Será que ocupam um papel de respeito no mundo da educação ou serão sempre malditos?  

Episódio 6: Recursos Educacionais Abertos – O que são e para que servem? O movimento pelos REA defende o uso democrático, educativo e aberto de recursos da internet para melhorar a educação. O Idade Mídia investigou como encontrá-los, produzi-los, remixá-los e utilizá-los.  

Episódio 7: Comunidades de Aprendizagem – A comunicação como motor da educação comunitária. A educação comunitária envolve muitos atores sociais: família, escola, aparelhos sociais e culturais. A produção de mídia pelos estudantes tem sido o motor que conecta e movimenta os diversos pontos.  

Episódio 8: Vida multitelas – Qual o limite para crianças e adolescentes? O celular, o computador, a televisão. O Idade Mídia foi conhecer a realidade de famílias, escolas e estudantes que migram de tela para tela no seu cotidiano. Há limite de uso para as diversas idades?  

Episódio 9: Cyberbullying – O poder das redes de apoio. O Brasil é um dos países com mais casos de cyberbullying no mundo. O Idade Mídia investigou o papel da família, escola e poder público na criação de redes de apoio às vítimas da intimidação virtual.  

Episódio 10: Inteligência Artificial – Aprendizagem e privacidade. A inteligência artificial já está entre nós. O Idade Mídia mostra como os atores da educação têm reagido às oportunidades de aprendizagem e também aos riscos à privacidade de estudantes e professores.  

Episódio 11: Liberdade de expressão – Vale tudo? O discurso de ódio, o racismo e outros crimes são limites da liberdade de expressão – um Direito Humano que não é absoluto. Qual a importância da mídia e escola para o exercício ético desse direito?  

Episódio 12: Gamificação – Somos lúdicos por natureza? “Gamificar” significa acoplar ingredientes dos jogos nos processos educativos. Recompensas, desafios, emoção. O Idade Mídia investigou até que ponto toda a atividade educativa pode ser “gamificada”.  

Episódio 13: Ciência para todos – O papel das mídias na sua popularização. Como as ciências podem recuperar sua centralidade no debate social? Além da escola, o Idade Mídia investigou qual o papel do cinema, jornal e mídias digitais na popularização da ciência.

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