Tema de diversos estudos científicos, o momento “pele com pele” é essencial para a criação dos primeiros vínculos entre a mãe e o bebê, sendo capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde de ambos. Um desses estudos¹, por exemplo, comprovou que o contato de pele com pele logo nos primeiros minutos após o nascimento acalma tanto o bebê, quanto a mãe, que entram em uma sintonia única proporcionada pelo momento. Esse toque auxilia na estabilização sanguínea, batimentos cardíacos, respiração e reduz o choro e o estresse da criança. Até a amamentação, inclusive, pode ser beneficiada após esse contato inicial entre mãe e filho.
Partindo deste conceito, a marca Bepantol® Baby desenvolveu sua nova campanha “Pele com Pele”, que aborda a importância do toque para se criar uma conexão ainda mais profunda. Assinado pela MullenLowe, o filme é composto por cenas repletas de manifestações de afeto entre mães, pais e filhos, em momentos rotineiros que fazem parte do dia a dia dos casais com filhos pequenos – como amamentação, troca de fraldas, hora do banho –, e que são oportunidades para estimular os sentidos e aprofundar o vínculo com os bebês, trazendo benefícios não só para o desenvolvimento das crianças, mas para a família como um todo. A campanha reforça ainda o valor da diversidade, trazendo a representação de diferentes formatos de família. A marca visa demonstrar que, independentemente da estrutura familiar, o amor e a conexão profunda estão presentes em todas elas.
Para Ana Zagallo, Gerente de Produto para Bepantol® Baby da Bayer, “o toque físico é fundamental na construção e no fortalecimento das nossas conexões, ainda mais na fase inicial da vida das crianças, proporcionando muitos benefícios para sua saúde, tanto física, quanto mental. É algo básico, mas que precisa ser lembrado. Desenvolvemos essa campanha como uma forma de mostrarmos que atos simples do nosso dia a dia, mas repletos de amor, tem um enorme valor em nossas vidas”.
Embora muitas pesquisas sobre essa conexão pele com pele concentrem-se nos benefícios durante as horas iniciais após o nascimento, outras mostram que este cuidado melhora a saúde muito além dos primeiros dias do recém-nascido. Outro estudo² realizado a longo prazo com bebês que estavam na UTIN (unidade de terapia intensiva neonatal) descobriu que os benefícios persistiram anos depois. Após avaliar as crianças aos 10 anos de idade e suas mães, os pesquisadores descobriram benefícios para aqueles que tinham maior contato e cuidados pele a pele, incluindo melhor comportamento de apego, redução da ansiedade materna, desenvolvimento cognitivo infantil aprimorado e maior reciprocidade entre mãe-filho.
“Muito feliz em ver esse projeto ganhar vida. Foi um processo extremamente cuidadoso e colaborativo em todas as suas etapas. Conseguimos juntos transformar uma grande expectativa em um resultado incrível, e que nos enche de orgulho”, ressalta Eduardo Salles, Diretor Executivo de Criação da MullenLowe Brasil.
Com peças digitais, inserções na televisão aberta para todo o Brasil e nas redes sociais da Bepantol® Baby (@bepantolbaby), a campanha – que fica no ar até o mês de novembro –, traz ainda a assinatura “Proteção profunda, conexão profunda”, mensagem que remete aos benefícios da formulação dos produtos de Bepantol® Baby. Todos contam com Pró-Vitamina B5, que proporciona uma hidratação profunda, auxiliando na restauração da pele do bebê de dentro para fora.
A produção do filme é da Awake Film, com direção de Fernanda Weinfeld e produção de áudio Cabaret. Para conferir o vídeo completo, acesse:
Ficha Técnica:
Agência: MullenLowe Brasil
Diretor Executivo de Criação: Eduardo Salles
Diretor de Criação: Eduardo Salles e Andre Havt
Criação: Eduardo Salles, Andre Havt, Henrique Louzada e Victor Toyofuku
Assistentes de Criação: Gabriela Shimako, Lucas Hirata e Mallena Gomes
Atendimento: Robert Filshill, Paula Borges e Carolina Fonseca
Planejamento: Ana Luiza Santos
Motion: Elias Suzumura
Multimídia: Denis Sitta e Douglas Dimitrov
Produção Gráfica: Maurício Gessulli
Mídia: Erika Cabral, Tatiana Murakami, Carolina Vartanian, Gabriela Andrade e Bruna Meta
RTV: Rodolpho Donato e Luiza Pagliarini
Cliente: Bayer
Cristina Hegg /Ana Zagallo/ Carolina Vaquero
Produtora de Imagem: Awake Film
Direção: Fernanda Weinfeld
Assistente de Direção: Flavia Zentil
Direção de Fotografia: Julia Equi
Direção de Arte: Debora Pascotto
Atendimento: Luisa Ferreira
Assistente de Atendimento: Thaiz Rosalino
Produção Executiva: Zahra Staub
Coordenação de Produção: Raphael Reitano
Edit: Estevan Schilling
Pós-produção: Awake Film
Coordenação de Finalização: Anita Cintra
Finalizador: Rui Fontes
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Guilherme Azem
Mixagem e Finalização: Mauro Kuschnir e Letícia Medeiros
Atendimento: Ingrid Lopes e Junior Freitas
Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima e Carol Oliveira
Locutora: Carla El
Referências
- MATOS, Thaís Alves et al. Contato precoce pele a pele entre mãe e filho: significado para mães e contribuições para a enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2010, vol.63, n.6, pp.998-1004. ISSN 0034-7167.
- Maternal–Preterm Skin-to-Skin Contact Enhances Child Physiologic Organization and Cognitive Control Across the First 10 Years of Life.