Diante de um tema sensível e delicado, o Ministério da Saúde faz uma abordagem emocional na campanha para o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro.
Criada pela agência nova/sb, a campanha conta com a participação da cantora Naiara Azevedo e destaca uma canção especialmente composta para o Ministério da Saúde. Com o objetivo de fazer uma conexão emocional para a sociedade discutir o assunto, o trabalho propõe uma conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e seu potencial de transformar um momento de dor na possibilidade de fazer o bem para outras pessoas. Atualmente, 53.218 brasileiros aguardam órgãos para transplante.
“Estou muito feliz de ser porta-voz dessa campanha. Quero dizer que sou doadora de órgãos, já comuniquei a minha vontade para minha família. Caso você seja um doador e ainda não conversou com a sua família, basta comunicá-los”, disse a cantora durante a gravação.
Com o título “Deixa o mundo todo saber”, a música traz versos inspiradores sobre saudade, família e amor. As cenas mostram a intepretação de Naiara Azevedo, que usa um laço verde, símbolo da campanha de doação de órgãos. Paralelamente, são apresentadas imagens de famílias que expressam suas emoções diante da oportunidade de transplantes. As cenas também mostram várias pessoas que seguram cartazes com as frases “#Doe órgãos”, “Fale com sua família”, “Sou um doador”, “Salve vidas” e “Vidas se transformam”.
O refrão “Deixa…/Deixa o mundo todo saber/Para o amor florescer/Deixa a vida continuar” reforça a mensagem principal da campanha, que é a importância de comunicar às famílias sobre a intenção de ser um doador de órgãos. O lettering do filme informa que “Milhares de brasileiros aguardam por um transplante” e que “Com a doação de órgãos muitas vidas se transformam”.
O filme começa a ser veiculado nesta segunda-feira, 27, em TV aberta e fechada e em canais digitais. A campanha também conta com peças para rádio, internet, mídia impressa e mídia exterior.
FICHA TÉCNICA
Agência: nova/sb
Cliente: Ministerio da Saúde
Campanha: Doação de órgãos e tecidos 2021
Direção de Criação: Thomaz Munster
Direção de Arte: Julian Vilela
Redator: Filipe Fontes
Estratégia digital: Seiki Fabrício
Atendimento Agência: Ana Paula Terra e Paula Passador
Mídia: Estanley Cunha, Thiago Araújo, Roberta Almeida, Artur Barros e Erica Castro
Planejamento: João Henrique Alves e Pedro Moreth
Produção gráfica: Ticiana Rocha e Jadson Douglas
RTV: Sayuri Hirako, Rafael Sousa, Bruna Correa e Vando Oliveira
Produtora de vídeo: Panorama Produções de Áudios e Vídeos
Diretor de cena: Pedro Serrano
Finalização: Lucas Rodrigues
Atendimento: Rafa Rabelo
Produtora de áudio: Basesonora produção musical
Aprovação Cliente: Priscila Costa e Silva, Patrick Costa, Juliana Vieira e Nathália Gardini
Ficha técnica da música:
Compositores – Dito Martins e Filipe Fontes
Intérprete – Naiara Azevedo
Arranjo – Flávio Morgade
Mixagem – Flávio de Souza
Período: Setembro e Outubro/2021