O TC – plataforma de educação financeira, análise de dados e inteligência do mercado de capitais – lança o TC Ventures. O programa promove a conexão entre empreendedores e investidores-âncoras da base de clientes Private da companhia (com mais de R$ 5 milhões investidos na Bolsa). A iniciativa funciona como um espaço de networking, apresentação e avaliação de empresas em early stage, ou seja, em estágio inicial, avaliadas entre R$ 10 milhões e R$ 100 milhões. As inscrições para a primeira etapa da seleção vão até esta sexta-feira, dia 22 de outubro.
“O TC Ventures é um programa que queríamos fazer há muito tempo. Sabemos como é difícil para os empreendedores encontrarem investidores que acreditem na sua empresa. Temos na nossa comunidade mais de 150 investidores dentro do plano TC Private que buscam projetos com potencial de crescimento todos os dias. Conseguir facilitar e fazer essa conexão entre quem quer investir e quem procura investimento é mais um passo da nossa plataforma para democratizar o acesso à informação e impulsionar o empreendedorismo no Brasil”, comenta Pedro Albuquerque, CEO do TC.
Para participar do programa, os empreendedores precisam passar por três fases. Na primeira, de inscrições, eles devem encaminhar um vídeo de até cinco minutos, no qual apresentam a empresa, resumem a oportunidade de mercado mapeada e a solução que propõem, já destacando a inovação do modelo de negócio. Também é necessário fazer uma avaliação financeira, demonstrando conhecimento e capacidade de execução. Nessa etapa, também é possível anexar informações complementares sobre a operação da startup no formato de apresentação.
Em seguida, os inscritos passarão por uma fase de seletiva, no qual os diretores, sócios e contribuidores do TC escolherão os projetos com maior potencial. Os empreendedores escolhidos serão convidados para um encontro de perguntas e respostas sobre os planos de crescimento futuro das empresas.
“Toda essa etapa de seleção é essencial para podermos conhecer melhor as empresas e os empreendedores e, assim, poder oferecer uma conexão mais certeira com os investidores da nossa comunidade. Em sua grande maioria, nossos clientes Private são gestores, CEO’s e bankers que atuam ativamente no mercado. Facilitar esse processo agiliza a escolha de projetos e aumenta a taxa de sucesso na captação de investimentos pelas startups”, completa Albuquerque.
Na terceira fase, o TC irá promover um encontro de apresentação e defesa dos cases selecionados para os mais de 150 assinantes do TC Private. A plataforma irá oferecer o espaço e a conexão com os investidores, e as empresas que mais atraírem a atenção dos investidores-âncora poderão receber aportes financeiros.
“Queremos colocar as empresas em contato direto com os investidores, mostrando a força e o potencial do networking promovido na comunidade TC. Esse contato é necessário para o crescimento de empresas, facilitando a obtenção de capital e tornando o futuro das companhias ainda mais rentável e competitivo”, finaliza Albuquerque.
Qualquer empreendedor com mais de 18 anos e que possua uma empresa early stage avaliada entre R$10 e R$100 milhões pode participar do TC Ventures. As inscrições vão até 22 de outubro e podem ser feitas pela página do programa: tc.com.br/venture-capital. Para mais informações sobre regras e critérios de participação, acesse o regulamento disponível no site oficial.