Uma quebra de paradigmas. O mercado foi surpreendido no início de 2021 por um acordo inédito entre NBA e Budweiser que tornou a marca emissora oficial da liga no país. Um novo conceito de parceira, pioneiro no mundo, que avança para a segunda temporada, e já está marcado pelos números impressionantes alcançados no ambiente digital, pelas ações de engajamento com fãs, promovendo campanhas, interações e experiências, além do reconhecimento em premiações internacionais conquistadas ao longo do ano. Com o início da temporada 2021-2022 – marco de 75 anos da liga -, a certeza é de que muitas novidades estão por vir.
– Estamos construindo uma nova história, apresentando um modelo que combina inovação, ousadia e conteúdo, pensado e desenvolvido para uma incrível experiência para os nossos fãs. Saímos do tradicional, criamos oportunidades, possibilidades em diversas mídias, um conceito especial e único de parceria, e é só o começo afirmou Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.
Além do lockup exclusivo expondo marca e liga lado a lado em todos os momentos, identidade que reforça o status de ‘Emissora Oficial da NBA’ de Budweiser, foram desenvolvidos pacotes gráficos contendo abertura, trilhas e vinhetas especialmente para os jogos NBA Bud. Todas as transmissões de TV e nos canais do YouTube contaram ainda com conteúdos especiais produzidos em conjunto, incluindo entrevistas inéditas, materiais de bastidores, curiosidades e um pouco do lado lifestyle da liga.
– Foram mais de 500h de conteúdos inéditos, entre jogos transmitidos ao vivo e materiais produzidos pelo nosso time de conteúdo junto com Bud. E o reconhecimento, as premiações que recebemos, nos enchem de orgulho. Temos uma nova temporada começando, especial pelo aniversário de 75 anos, e que vai levar ainda mais emoção para os fãs. Vem muita coisa boa por aí, vamos surpreender ainda mais – completou.
A primeira rodada dupla NBA Bud da nova temporada será na noite desta quinta-feira, dia 21, abrindo uma série de mais de 100 partidas que serão exibidas ao vivo em canais/plataformas tais como TV Bandeirantes (TV aberta), SporTV (TV fechada), canal do Gaules (Twitch) e TNT Sports (YouTube).
PREMIAÇÕES INTERNACIONAIS
• 2021 International Business Awards (IBA Stevie Awards) – Gold
· ‘Melhor Campanha de Marketing do Ano / Mídia e Entretenimento’
• Prêmio NBA de Inovação 2021
• Titan Business Awards 2021 – Platinum
· ‘Melhor Iniciativa de Marketing em Esportes’
• Titan Business Awards 2021 – Gold
· ‘Melhor Campanha de Marketing de Marca’
• Sports Pro OTT Awards 2021 – Finalista / categoria ‘Inovação do Ano’
· (vencedores serão anunciados em 15 de novembro)
• SABRE Awards Latin America 2021
· Finalista Top 5 cases – Brasil
NÚMEROS DA PARCERIA / TEMPORADA 2020-2021
• Ao todo, foram 106 transmissões de jogos NBA Bud (66 no SporTV, 58 na TV Bandeirantes, 98 no canal da NBA Brasil no YouTube, seis no canal da TNT Sports no YouTube e 15 na Twitch / canal do Gaules)
· Canal do Gaules (Twitch): 3,5 milhões de horas assistidas, 73,3 mil (média de aparelhos conectados), 156,2 mil (pico de aparelhos conectados), 4 milhões de videoviews e quase 50h de transmissões
· YouTube (apenas jogos ao vivo): 4,2 milhões de engajamento totais (curtidas + comentários + compartilhamentos), 423 mi de impressões (total), 31,7 mi videoviews (total), 10,5 mi de horas assistidas e pico de 117 mil usuários simultâneos
• Mais de 500h de conteúdo inédito NBA Bud produzido ao longo da temporada (além dos jogos) com um ‘cardápio variado’ que incluiu séries exclusivas e programas como ‘Resenha Bud’, ‘Rodada NBA’, ‘Spoiler Bud’, ‘Viralizou’, ‘Bud Cam’, ‘Batalhas de Rap Bud-NBA’, ‘Rap com Brazza’, ‘Melhores Momentos Bud’, ‘Kings da Semana’ e ‘Os Criadores’
• Cobertura in loco com repórter Bud nas arenas durante as Finals da Conferência Leste
• Transmissões exclusivas com participação de influencers para o canal Budweiser BR
• Jogos Clássicos durante o período de offseason
• Entre fevereiro e julho (fim da temporada 2020-2021), foram quase 2,7 mil posts em redes sociais da NBA Brasil divulgando jogos e os programas NBA Bud. Juntos, eles alcançaram 11,5 milhões de impressões, 6,3 mi interações e 20,2 mi visualizações.
• As comunicações de email promovendo os jogos NBA Bud transmitidos combinaram para 4,8 milhões de impactos AÇÕES DE PATROCÍNIO
• Desafio ‘Cestou com Kings’
• Campanhas ‘Placas’ e ‘Ninguém Sonha Sozinho’
• Bud Challenges
• Hospitalidade: envio de kits ‘NBA na sua casa’ e presença de influencers nas Finals
• NBA House Digital 2021, apresentada por Budweiser
· Entrevista exclusiva com Giannis Antetokounmpo
· Meet & Greets com ‘Lendas’ da NBA
· e-mail Marketing
· Bares e Área Vip Budweiser
· Treasure Hunt Bud
· Leaderboard e avatares exclusivos customizados
· Exposição de marca na plataforma, em redes sociais NBA e comunicação do evento