Informação é poder contra o câncer de mama, por isso, o Instituto Avon – organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher, por meio de ações e iniciativas na resposta ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas – lançou a websérie “Manas do Peito” em seu IGTV. Dividido em quatro episódios, o especial, que é parte da campanha de Outubro Rosa “Todo Mundo Tem Peito. Cuide do Seu”, abordará questões fundamentais para as mulheres para a atenção ao câncer de mama, como seus direitos, a importância do diagnóstico precoce, saúde emocional, além de histórias para inspirar outras mulheres.
“Para transformar as vidas de mulheres com câncer é preciso falar sobre a doença, conscientizar, reforçar a importância do autocuidado com o acompanhamento médico de rotina e mostrar a elas que não estão sozinhas. A websérie que lançamos em nosso perfil no Instagram vai conversar com todas as pessoas, sejam homens ou mulheres, pacientes ou não. Informar é o primeiro passo para reduzir os casos e a letalidade da doença no Brasil”, explica Regina Célia Barbosa, gerente de causas do Instituto Avon. “Por meio de histórias reais e com o suporte de profissionais empenhados nos cuidados com as mamas e com a saúde mental das pacientes, queremos mostrar que as mulheres com câncer de mama não estão sozinhas”, conclui.
As histórias
A série reforça a importância da conscientização sobre a saúde das mamas e do acesso à informação como forma de cuidado e de garantia de qualidade de vida para as mulheres com câncer de mama. O primeiro episódio, que já pode ser acessado na página de Instagram do Instituto Avon (@institutoavon), traz a história da advogada Maria Paula Bandeira (@lencododia), que trata um câncer de mama metastático. Profissionalmente, ela passou a usar seu conhecimento para viabilizar seu tratamento e o de outras pessoas, explicando a legislação vigente para pacientes e os direitos a exames e tratamentos. No vídeo, a advogada explica quais são os direitos das mulheres que garantem acesso à ressonância, mamografia e ultrassonografia.
O segundo episódio da série conta com a participação de Juliana Francisco, médica ginecologista e mastologista para abordar temas como diagnóstico, estágios da doença e cuidados com a saúde. Já o terceiro vídeo apresentará histórias de duas mulheres: Ana Michelle, paciente com câncer de mama metastático e responsável pelo perfil @paliativas no Instagram, e Karen Stephanie – @karenstephanie, que está curada. Por fim, o último episódio da série contará com Luciana Holtz, psico-oncologista, especialista em Bioética e Health Literacy e fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, que explicará a importância dos cuidados com a saúde emocional no período de diagnóstico e tratamento.
Assista ao primeiro e segundo episódios e acompanhe a websérie nos destaques do perfil do @institutoavon.
Saiba mais sobre o câncer de mama em Todo Mundo Tem Peito. Cuide do Seu.