O fim do ano vem chegando e com ele os preparativos para o encantador espetáculo de Natal do Palácio Avenida em Curitiba. Com o tema “O Segredo das Janelas, O Natal da Esperança”, a 31ª edição da apresentação prevê uma aventura musical com participação de Carlinhos Brown, a ser transmitida no dia 18 de dezembro nos canais do YouTube do banco e do Teatro Bradesco.
Para atender as normas de distanciamento social ainda vigentes, o espetáculo segue em formato virtual pelo segundo ano consecutivo. O Natal do Palácio Avenida é um show de grande porte e, como recebe milhares de pessoas a cada noite, não se enquadraria nos formatos de eventos culturais já liberados. Além disso, por sua característica de espetáculo de rua, não seria possível seguir protocolos sanitários.
O enredo deste ano será repleto de música, diversão e esperança de dias melhores para todos. A fantástica aventura é protagonizada pelo personagem Pedro, um garoto sonhador e curioso, interpretado pelo ator mirim Agyei Augusto. Andando nas proximidades do Palácio Avenida, Pedro se depara com as ruas vazias e as janelas do edifício fechadas, e logo se questiona se o encanto do Natal estaria perdido para sempre.
Quando então, como num sopro inesperado, surge Brown, o guardião do Palácio Avenida, para revelar ao menino os grandes segredos por trás das janelas e convidá-lo para uma jornada inesquecível. Nela, as crianças coralistas do Programa Educação representarão a esperança, a chama que mantém o espírito de Natal presente durante o ano inteiro, cantando diversas músicas em cenas gravadas em suas instituições de acolhimento.
“Mais do que nunca, neste momento é preciso priorizar a segurança e a saúde das pessoas. Importante ressaltar que a opção pelo espetáculo virtual não muda o compromisso do Bradesco em oferecer inovação e magia para o público. Teremos um especial natalino virtual de altíssimo nível, com recursos audiovisuais impactantes e narrativa emocionante”, explica o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.
“Ainda que tenhamos seguido protocolos rígidos na produção, este ano tivemos um pouco mais de flexibilidade para gravar com as crianças, o que vai permitir darmos novamente a elas o protagonismo que sempre tiveram nos espetáculos. Usando o que há de mais moderno em tecnologia 3D, os coralistas serão inseridos digitalmente em nosso cenário”, explica o diretor de criação, Ricardo Rizzo.
Para Carlinhos Brown, artista convidado deste ano, poder falar de esperança e amor, por meio do espetáculo, é um prazer e uma honra. “A esperança, sendo essa chama que mantém o espírito de Natal aceso o ano inteiro, nos impulsiona a ser melhores, sempre. É ela que nos faz acreditar que as mudanças são possíveis, que podemos ser mais generosos e acolhedores como seres humanos, que podemos mudar o mundo verdadeiramente através de nossas atitudes e do nosso amor. Quanto mais dividimos, mais nos expandimos. Acredito muito nisso e é um prazer fazer parte de um projeto de uma marca que compartilha dessa crença”, pontua.
Além de um repertório recheado com canções que estiveram presentes ao longo dos 30 anos de apresentações, como ‘Noite Feliz’ e ‘Vem Chegando o Natal’, outras letras inéditas como ‘A casa é sua’ de Arnaldo Antunes e ‘Anjo da Guarda’ dos Tribalistas, com arranjos preparados por Brown e pelo músico Camilo Carrara, prometem surpreender numa diversidade rítmica cheia de brasilidade, com mensagens de otimismo, felicidade, amizade e amor.
Com o formato online, o Bradesco democratiza amplamente o evento, levando-o de norte a sul do país gratuitamente. E, para quem mora ou estiver em Curitiba entre dezembro e início de janeiro, um passeio imperdível é visitar o Palácio Avenida. De 1º de dezembro a 6 de janeiro, a fachada do edifício histórico estará inteira decorada e iluminada, acompanhada de uma trilha musical natalina, permitindo que as pessoas façam fotos e vídeos. Outra novidade é que, também a partir de 1º de dezembro, o repertório do show estará disponível em uma playlist exclusiva no Spotify.
Programa Educação: transformação social através da música
Tradicionalmente, o coral natalino é composto por crianças e adolescentes de 7 a 12 anos de instituições de acolhimento apoiadas pelo Programa Educação, do Bradesco, que promove desenvolvimento psicossocial através da oferta de plano de saúde e de aulas de educação musical. A musicalização normalmente tem início no começo do segundo semestre e vai até o fim de outubro. Em novembro, começam os ensaios para o espetáculo de Natal.
Diante da importância das aulas – que contribuem para estimular o autoconhecimento, a criatividade, a socialização e a interação entre os participantes -, o programa segue com seu compromisso junto às crianças com as atividades de educação musical também acontecendo de maneira online com a maestrina Dulce Primo, à frente do coral há 28 anos, e sua equipe.
“O espetáculo de Natal é a coroação de um trabalho realizado ao longo do ano. Em 2020, iniciamos esta modalidade de aulas de educação musical online que, para nossa alegria, funcionou muito bem e teve continuidade este ano. As crianças já estão se familiarizando com o repertório do espetáculo e, em breve, faremos as gravações. Elas estão muito animadas”, conta a maestrina Dulce Primo.
Acessibilidade e inclusão social
Em linha com o propósito do banco de promover a inclusão, a transmissão do Natal do Bradesco no dia 18 de dezembro nos canais do YouTube do banco e do Teatro Bradesco contará com recursos de acessibilidade de tradução em Libras e audiodescrição. O espetáculo presencial, quando realizado, já oferecia esses recursos.
O Natal do Bradesco 2021 em Curitiba é uma produção da VOE, com direção de criação de Ricardo Rizzo, Clara Melo e Delisiée Daheb e arranjos de Carlinhos Brown e Camilo Carrara.
Serviço:
O que: Natal do Bradesco 2021
Quando: 18 de dezembro
Horário: 20h
Onde: Canais do YouTube do Bradesco e do Teatro Bradesco
Acessibilidade: tradução em Libras e audiodescrição