A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Valor Inovação Brasil na categoria “Transportes e Logística”. A cerimônia digital de premiação foi realizada na noite de ontem (27). O Prêmio Valor Inovação Brasil chegou à sua 7ª edição e é realizado por meio de uma parceria entre o jornal Valor Econômico e a Strategy& da PwC, referência global em consultoria de gestão. “Para a VLI, a inovação é um vetor essencial de transformação da logística do Brasil. Por isso mesmo, na companhia a inovação é um tema que integra a nossa cultura, nossas competências e permeia todas as nossas atividades, das rotinas internas ao jeito de atender aos nossos clientes, mostrando consistência para potencializar nossos resultados”, afirma Rute Melo Araújo, diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI.
Com o tema “Segurança de dados: desafios e oportunidades”, a metodologia implementada pela premiação neste ano avaliou as companhias em cinco frentes distintas: intenção demonstrada em inovar, esforço e recursos aplicados para realizar a inovação, papel da inovação no desempenho da companhia, análise das companhias mais citadas pelas demais participantes como inovadoras e registro de conhecimento por intermédio de patentes.
Ao todo, 150 empresas atuantes em 23 setores produtivos distintos foram contempladas. O bicampeonato da VLI na categoria “Transportes e Logística” é fruto do respaldo à inovação, o que se vê, por exemplo, nas conexões da companhia com mais de 600 startups, na parceria com clientes e fornecedores em busca de soluções eficientes para o negócio e no compartilhamento de informações entre os diversos níveis hierárquicos e estruturas da empresa.
Através da área de Inovação e Transformação Digital, a VLI desenvolveu mais de 70 iniciativas digitais de médio e grande porte, em conformidade com o posicionamento e as jornadas estratégicas da empresa. Uma série de ferramentas concebidas dentro do programa tem contribuído para o ganho em eficiência nas operações da companhia. Entre elas, destaque para o Fuelytics, ferramenta de gestão que viabiliza a redução no consumo de combustível e na emissão de gases em operações ferroviárias.
Outros exemplos são o Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed), que promove maior agilidade e ganhos em eficiência nas operações portuárias de carga e descarga de navios e o uso de drones nas operações no Arco Norte. Os dispositivos auxiliam nas operações portuárias no Maranhão e Tocantins com o monitoramento em apoio à área de segurança dos ativos e dos empregados.
Mais uma prática inovadora é a Manutenção Preditiva de Transportadores de Correia, que gerou a redução de custos e maior disponibilidade do sistema de transbordo com o monitoramento de falhas e abertura de notas de manutenção com uso de Robotic Process Automation (RPA), tecnologia que permite a um software de computador simular ações normalmente efetuadas por pessoas.