Grupo Trigo – proprietária das marcas dos restaurantes Spoleto, Gurumê, Koni e Lebonton – assumirá 100% das operações da TrendFoods – holding de comidas asiáticas que controla a rede China in Box e Gendai.
O relacionamento entre as duas marcas é um caso antigo – inclusive – antes da pandemia do covid-19. A negociação não foi realizada em caráter de urgência e o amadurecimento surgiu pelo foco no segmento de delivery atrelada ao crescimento das vendas da China in Box nos últimos anos.
A compra contribui para a continuidade das marcas China in Box e Gendai após saída do fundador e empreendedor Robinson Shiba das operações diretas da rede de franquias. Shiba sofreu uma grave colisão de moto e em 2019, o empreendedor ficou meses em coma devido a gravidade da situação. Hoje ele se dedica a compartilhar o processo de recuperação de sua saúde pelas redes sociais – inspirando vários internautas que assistem sua superação e perseverança diária.
TrendFoods nasceu em 2008 e é o resultado da fusão de duas grandes marcas, o China in Box e o Gendai. Hoje são mais de 164 lojas China in Box e mais de 50 lojas Gendai espalhadas pelo Brasil. O China in Box e o Gendai iniciaram suas atividades em 1992, quando Robinson Shiba, inaugurou a primeira loja do China in Box no bairro paulistano de Moema. A primeira unidade do Gendai foi instalada no Shopping Morumbi, em São Paulo, no mesmo ano. A proposta era inaugurar uma loja de produtos japoneses diferente do circuito comercial do bairro da Liberdade.
Shiba é nascido em Maringá, uma cidade do interior do Paraná, filho de um dentista e de uma dona de casa e criou o China in Box após uma viagem que realizou aos Estados Unidos, onde o delivery chinês era sucesso. A ideia foi implantada no Brasil e, em conjunto com o Gendai, hoje serve em média 6,5 milhões de pratos por ano.
Em 2012, parte do grupo TrendFoods foi adquirido pelo fundo de investimento Laço Management. Braço de investimentos do grupo norte-americano Riata, a Laço Management é gestora de recursos com foco na América do Sul. Na época, o objetivo da parceria foi ampliar a atuação do Grupo, inaugurando novas lojas pelo País.
Em um cenário de inovação, a rede China in Box sempre carregou como características inovativas:
– Estilo arquitetônico das lojas com a cozinha exposta ao público.
– Box para a comida chinesa, inspirado nos moldes americanos. O grupo foi pioneiro com o formato no País.
– Mochila térmica para o delivery, hoje usada por todos os restaurantes do mercado que trabalham com entregas.
– Pioneirismo no oferecimento de culinária japonesa em formato de fast-food nas praças de alimentação.
Grupo Trigo criou a marca Spoleto em 1999, que atua intensamente no mercado de shoppings. Posteriormente, a marca fundada por Eduardo Ourivio e Mário Chady se investiu e expandiu, entrando no mercado da culinária asiática com Koni e Gurumê (comida japonesa contemporânea) e LeBonton, orientada na gastronomia francesa. O Grupo Trigo assumiu em 2004 a gestão da Domino’s no Brasil e a marca de pizza foi vendida em 2018 para o fundo de investimento Vinci Partners.
O valor da transação não foi revelado para o mercado.
Podcast CidadeMarketing
Basicamente, o podcast é um arquivo de áudio que fala sobre um determinado tema. São semelhantes aos programas de rádio criados para o mercado digital, onde você pode fazer downloads e escutar direto no seu smartphone, tablet ou notebook. Ouvindo os Podcasts do CidadeMarketing você ganha um precioso tempo assimilando conhecimento.
Aqui você encontra os podcasts produzidos pela equipe do Portal CidadeMarketing. Conheça mais sobre marketing, empreendedorismo, inovação, estratégias, liderança, marcas e muitos outros assunto do mundo dos negócios. Toda semana temos um resumo das principais notícias.
Nosso conteúdo é desenvolvido com exclusividade para as plataformas digitais e fica disponível toda semana durante todo o ano. A cada semana, um novo programa é gravado sob o comando no nosso editor executivo Thales Brandão e convidados. Todos os entrevistados do programa são profissionais e professores renomados no mercado e contam sobre suas experiências ou comentam as matérias que foram destaques no portal.
O nosso canal de áudio segue o modelo dos principais Podcasts de sucesso no Brasil e no mundo e focado no comportamento do novo consumidor que preferem baixar programas e ouvir quando e onde quiser, ficando assim bem informado sobre o mundo dos negócios, mesmo sem sinal de rádio ou de internet.
Como Assinar:
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios. Siga as dicas deste rápido tutorial para assinar os podcasts do CidadeMarketing diretamente pelo seu smartphone, tablet ou notebook! É simples e rápido.