A marca Embaré fez muito sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990 com seus caramelos “quadradinhos” e se mantém viva na memória afetiva de muitas gerações até hoje. Buscando manter-se competitiva e atual, a empresa tem apostado em pesquisas de mercado para desenvolver sua estratégia de rebranding e se aproximar do público mais jovem.
“A proposta do reposicionamento é conquistar as novas gerações, levando em conta a essência da empresa, do mercado e o consumidor que nos trouxeram até aqui. Apesar do seu tradicionalismo, a Embaré é uma empresa inovadora e moderna. E essa virada tem como objetivo estabelecer um novo marco para marca com uma cara mais jovem e descolada, comenta Adriana Antunes, Gerente de Marketing da Embaré.
Como parte dessa iniciativa a empresa revitalizou as embalagens da sua linha de caramelos tradicionais com um layout rico em cores vivas, trazendo mais modernidade para o produto. A mudança na identidade visual também pode ser percebida nas comunicações da marca nas redes sociais, que adotou criativos mais “descolados” e adaptou seu tom de voz, criando uma linguagem mais próxima do consumidor final. Acompanhando as tendências de consumo, a marca também abriu as vendas de todo o seu mix em seu e-commerce, o aplicativo Sou Camponesa, que também contempla sua linha de lácteos que tem o mesmo nome, dando mais flexibilidade e comodidade para os consumidores adquirirem seus produtos.
Neste mês, a marca apresenta ao mercado sua nova campanha “Diversão ao Cubo”, assinada pela agência MATCH Comunicação, de Recife, para mostrar o novo momento dos caramelos. Com uma identidade visual moderna, a campanha busca transmitir como o sabor dos caramelos podem elevar os momentos de diversão a máxima potência. O plano de mídia conta com divulgação nos principais canais digitais, além de ações com um time de influenciadores e ativações no PDV.
Atualmente, a linha da Embaré conta com os tradicionais caramelos “quadradinhos”, além de opções recheadas, toffees, iogurte, premium, balas mastigáveis, o tablete de chocolate com laranja, além de embalagens presenteáveis. Famoso para os brasileiros, a marca fez história ao longo dos anos e cativou uma legião de fãs que ultrapassa gerações. Os caramelos seguem como uma das guloseimas preferidas pelos consumidores do Brasil, conforme mostra a ‘Pesquisa de Preferência de Marcas’ realizada pela SA Varejo em 2021, na qual o produto da Embaré conquista o 6º lugar na categoria ‘Bala, caramelo, confeito drops e pastilha’. O estudo, que contou com a participação de 3.622 varejistas de todo o país, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas.
“Ao longo dos seus 86 anos a Embaré construiu uma relação afetiva muito forte com seus consumidores, e apesar de todos os nossos lançamentos, nosso mix contempla vários produtos que estão conosco desde o início da nossa história, marcando momentos especiais na vida de muitos clientes. Nossos caramelos sempre se diferenciaram pelo sabor, formato e por derreterem na boca, já que ao contrário das balas nossos produtos levam leite em sua composição. A experiência sensorial é um dos nossos principais atributos, onde cada mordida desperta um sentimento especial no momento do consumo: seja de prazer, alegria, diversão e até mesmo nostalgia para quem já nos conhece há mais tempo”, completa Adriana.
Exportação
Devido ao grande sucesso, hoje, a Embaré exporta seus caramelos para 45 países, nos cinco continentes do mundo. Neste ano, a companhia retomou os mercados da Índia, Bulgária e Egito e passou a exportar seus caramelos também para a Somália, Mauritânia, Argélia e Libéria. Além disso, conquistou a Costco, do Canadá, segundo maior varejista do mundo, com mais de 100 lojas no país e 12 milhões de associados (que correspondem a 43% da população).
O catálogo de exportação da Embaré engloba mais de 40 versões dos caramelos, que são o carro-chefe de exportação da companhia, tendo sua linha completa exportada – desde os caramelos tradicionais (quadradinhos), recheados, toffees, caramelos premium, até suas balas mastigáveis.
Segundo o gerente de exportação da Embaré, Felipe Antunes, o mercado externo é muito aberto em relação a novos sabores e produtos. “Com o intuito de alcançarmos diferentes públicos, de maneira mais assertiva e visando ampliar as opções oferecidas, estamos em constante trabalho junto aos nossos distribuidores para entender quais os itens podem ter mais sucesso em cada um dos países. Sabores, tamanhos, apresentações e outros aspectos são sempre avaliados. Atentos a isso, estamos sempre inovando na formulação dos nossos produtos. Por exemplo, o Caramelo Sugar Free, vem para atender um público que procura por opções de confeitarias que entregam sabor e saudabilidade”, destaca Antunes.