A Polenghi, empresa que é referência em queijos no Brasil, desenvolveu ao longo dos últimos dois anos, um plano de reestruturação da marca e reorganização do portfólio de seus produtos. Os objetivos são reforçar a essência e a história da marca Polenghi e redefinir o papel de suas marcas e submarcas nas gôndolas dos mercados e no food service.
Inspirada pelo passado e motivada pelo futuro, a Polenghi, que está prestes a completar 75 anos, se prepara para construir os próximos passos da marca, a fim de acompanhar as tendências de mercado, mas sem perder os valores que têm sido o alicerce de seu crescimento a da qualidade de seus produtos há tantos anos.
Para acompanhar a mudança, toda a identidade visual da Polenghi foi redesenhada. O novo logotipo é uma evolução do atual, com adição de ícones que reforçam elementos importantes de qualidade e tradição. É possível ver o desenho da primeira fábrica da empresa, inaugurada em 1947 e localizada em Angatuba, interior de São Paulo. “Desde a fundação, a Polenghi preza alimentar histórias de afeto. O novo logotipo, aliado a outras mudanças, foi criado para reforçar a essência da marca. Essência que traduz a paixão pela qualidade e pela tradição de saber fazer”, conta Tatiane Brandão, diretora de marketing da Polenghi.
Para iniciar esta nova fase da marca, a Polenghi contou com a CBA B+G, como parceira estratégica, para o estudo, análise, reposicionamento e design da marca. “Foram cerca de dois anos de trabalho e investimentos para chegarmos a este momento de reposicionamento da marca, que traz uma importante história de afeto, dedicação, qualidade e tradição, mas que também olha para o futuro, buscando inovação e crescimento. Nosso objetivo é contar a história da Polenghi e sua relevância no mercado”, explica Tatiane.
O projeto Jornada, como foi batizado, também redefiniu a nova marca que vai atuar no segmento dos queijos finos. A antiga marca Polenghi Sélection será substituída por Polenghi A Queijaria, ainda este ano. Já na linha de food service, a Polenghi passa a adotar a marca Polenghi Profissional. Em 2022, o Projeto ainda terá outros desdobramentos nas demais marcas da empresa.
“Queremos oferecer aos nossos clientes um portfólio completo e bem categorizado para seus diferentes momentos de consumo, que permita que eles transitem entre os diversos tipos de queijos, tanto para o seu dia a dia, quanto para ocasiões especiais, de forma clara e com alta qualidade”, conclui Tatiane.
A História
A Polenghi é sinônimo de qualidade, tradição, inovação e confiança. Há quase 75 anos sua qualidade e grande variedade de produtos estão presentes desde o café da manhã até aquele momento especial, seja em casa ou em um dos milhares restaurantes que servem as nossas marcas.
A história da empresa tem início em 1947, quando imigrantes italianos fundaram a Companhia Brasileira de Laticínio Polenghi, em Angatuba, no interior de São Paulo. Dessa herança italiana e da paixão em fazer produtos de qualidade, foram lançados no Brasil diversos queijos naturais, como muçarela, ricota fresca e provolone. Em 1955, chegou ao mercado o Polenguinho, queijinho leve, nutritivo e saudável, que rapidamente se tornou um verdadeiro sucesso.
A Polenghi não parou de crescer e evoluir, juntamente com os brasileiros. Em 1977, a Polenghi passou a fazer história junto ao grupo francês Savencia Fromage & Dairy, um dos maiores produtores de queijos especiais do mundo.
Em 1987, a Polenghi adquiriu a Skandia, primeira a fazer o queijo tipo gorgonzola no Brasil. Já em 1988, adquiriu a Campo Lindo (empresa fundada em 1936 no Sul de Minas, pioneira na produção de Brie e Camembert).
Outros produtos e marcas foram lançados nas últimas décadas, como Frescatino, Alouette e Club do Molho.
A história da Polenghi sempre foi marcada pela paixão por qualidade, além dos valores que acompanham a empresa desde então: tolerância, coragem, honestidade e lealdade.
Destaques
- Hoje são quatro fábricas (3 no Brasil e 1 no Uruguai) e dois centros de distribuição;
- Uma nova fábrica em fase final de construção em Uberlândia – MG
- São mais de 1.200 colaboradores;
- Mais de 130 produtos no portfólio;