Terminam no dia 30 de novembro as inscrições para a terceira edição do Prêmio C6 de Jornalismo, cujo foco é educação financeira e finanças pessoais. O objetivo da premiação é reconhecer o incentivo à cidadania financeira, conceito usado pelo Banco Central do Brasil para se referir à inclusão financeira, à educação financeira e à proteção ao consumidor de serviços financeiros. Também serão analisadas as reportagens que facilitam a compreensão do mercado e ajudem os brasileiros a tomar decisões informadas em relação às finanças pessoais. As inscrições começaram em 1º de setembro pelo site www.premioc6.com.br.
Os conteúdos inscritos podem ter sido veiculados o ano todo e devem estar dentro de uma das seguintes categorias: reportagens publicadas em veículos impressos ou online; e conteúdos jornalísticos veiculados em podcasts, rádios, TV ou YouTube. O valor do prêmio é de R$ 15 mil para cada uma das categorias. É permitida a inscrição de até três trabalhos por jornalista e não serão aceitas inscrições de íntegras de cadernos especiais ou íntegras de séries audiovisuais. Os conteúdos serão julgados com base nos seguintes critérios: didatismo, relevância, qualidade do texto e ineditismo.
Na edição passada, na categoria impresso e online, os vencedores foram Alexandre Versignassi, Juliana Krauss, Luciana Lima e Tássia Kastner, da revista Você S/A, com a reportagem “Parece cocaína, mas é day trade”. Na categoria audiovisual, o trabalho premiado foi “Por onde começar a gestão do seu dinheiro? No comportamento!”, de Carolina Sandler e Danilo Gobatto, veiculado no podcast Meu Dinheiro, Minhas Regras, na Rádio Bandeirantes.
O C6 Bank acredita que a educação é a ferramenta mais efetiva para a transformação da sociedade. Por isso, o banco se dedica à disseminação da educação financeira e do ensino de tecnologia. Na primeira frente, o C6 Bank promove cursos gratuitos de finanças pessoais para clientes, empreendedores, professores de escolas públicas e comunidades em situação de vulnerabilidade social, além de realizar anualmente o Prêmio C6 de Jornalismo e de manter a plataforma de conteúdo 6 Minutos. Na segunda frente, o C6 Bank conduz, entre outras iniciativas, o programa C6 App Inventor, que dissemina conhecimento sobre programação em regiões periféricas.