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Dia de Doar engaja marcas em prol da solidariedade

Neste ano, diversas marcas abraçaram o evento como parceiros de comunicação.

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O Dia de Doar, que será celebrado no dia 30 de novembro, faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. 

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

A ideia é cultivar a cultura de doar, da forma que for e do tamanho que puder. Além das doações financeiras, grande parte das doações são de  roupas, alimentos, livros, produtos de higiene, sangue e esperança. A expectativa é que milhões de pessoas  no país sejam estimuladas para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade, que o Brasil tanto precisa nesse momento.

Neste ano, diversas marcas abraçaram o evento como parceiros de comunicação, como é o caso do Stilingue (plataforma de social listening), Grupo ITZ (agência de marketing de experiência) e Hostmidia (domínio e hospedagem de sites), que apoiaram o Dia de Doar, seja com doação direta de recursos, ou prestando serviços que fortaleceram a campanha nacionalmente. 

Para esta edição do Dia de Doar, a Raia Drogasil, maior rede de farmácias do Brasil, irá promover uma grande ação de Matchfunding em vendas de produtos sociais, ou seja, a cada 1 real doado pelo cliente, a empresa doará mais 1 real. A meta é destinar 1 milhão de reais em matching de doações.

O movimento também é uma oportunidade para empresas de todos os portes darem o primeiro passo na construção de ações de responsabilidade social, como foi o caso da marca de artigos fitness Nunu Moves, que no Dia de Doar do ano passado assumiu um compromisso público ao se tornar parceira do movimento arredondar e destinando 1% das vendas da Nunu Moves para apoiar as causas de saúde alimentar e saúde hospitalar.

Também no Dia de Doar 2020, o Burger King engajou (de forma online e offline) milhares de pessoas a arredondar os centavos de troco dos pedidos realizados em suas suas lojas físicas, reforçando a mensagem do Dia de Doar. A rede que já é parceira do Movimento Arredondar desde 2018 vem engajando clientes e colaboradores pela cultura de doação, já tendo arrecadado mais de R$3 milhões através de micro doações, em mais de 600 lojas espalhadas pelo país. O valor é destinado a diversas causas em 7 estados brasileiros.

Outra forma para as marcas participarem do movimento é emprestando seus espaços na mídia (on e off) para dar visibilidade para o Dia de Doar, fortalecendo e amplificando essa corrente do bem, para ampliar o volume de doações arrecadadas e fortalecer a cultura de doação.

Se sua empresa quer fazer parte desse movimento, aqui vão algumas ações pra abraçar a campanha do Dia de Doar:

– Promova a campanha do Dia de Doar, engajando clientes, parceiros, consumidores e colaboradores e comunidade local;

– Divulgue a campanha do Dia de Doar nos espaço de mídia da empresa (nos ambientes físicos e redes sociais);

– Para cada doação dos seus funcionários no Dia de Doar, faça uma doação no mesmo valor (também chamado de Matching); 

– Durante o Dia de Doar, doe parte do faturamento da sua empresa, ou de algum produto ou serviço dela, e divulgue isso para o público; 

– Estimule que seus funcionários façam alguma ação voluntária no Dia de Doar – promova isso nas redes sociais da empresa;

– Impulsione as ONGs com quem já tem parceria para desenvolver um plano  de celebração conjunta do Dia de Doar – use a campanha para alavancar o apoio que sua empresa já dá a elas;

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