Segundo estimativas do Ministério da Saúde, em decorrência da pandemia de covid-19, os bancos de sangue sofreram uma redução de 15% a 20% em seu estoque. E para ajudar a reverter esse cenário, Xuxa e Sasha, com apoio da Fundação Pró-Sangue, lançam na semana do Dia Nacional do Doador de Sangue a campanha ‘Sangue do Meu Sangue’. Criada pela BETC HAVAS, em parceria com a Sthorm, a ação une mãe e filha pela primeira vez em uma ação de comunicação, com o propósito de incentivar a doação de sangue voluntária, reforçando que laços sanguíneos vão muito além de árvores genealógicas e biologia, e destacam que quando se compartilha o mesmo tipo sanguíneo, as pessoas são do mesmo sangue.
O filme mostra diversos personagens, de universos que parecem completamente distintos, mas que têm o mesmo tipo de sangue correndo nas veias. Por isso, sob uma ótica diferente, Xuxa e Sasha mostram que ‘quando você descobre que tem mais gente que é sangue do seu sangue, sua família fica maior do que você imagina’.
Além do filme, a iniciativa conta com peças digitais e Out of Home, também desenvolvidas pela agência. Durante o período de veiculação da campanha, artistas doadores de sangue serão convidados a colocar em seus perfis, no Instagram, o emoji de sangue com seu tipo sanguíneo para mostrar que participam da ‘Liga Sangue do meu Sangue’, motivando mais pessoas à prática que salva milhares de vidas.
De acordo com o presidente da Fundação Pró-Sangue, professor Dr. Vanderson Rocha, o conceito da campanha é bem oportuno nos atuais tempos em que vivemos, quando se torna essencial a consciência do cuidar da saúde e da segurança do próximo. “A pandemia imprimiu um novo sentido à vida, mostrando que, mesmo distantes, as pessoas estão conectadas de alguma forma entre si. E a doação de sangue amplia bem o sentido de conexão humana, na medida em que o sangue é um elemento que une as pessoas, à semelhança dos laços biológicos”, assinala professor Vanderson.
Ficha técnica
Agência: BETC HAVAS
Anunciante: Pró-Sangue
Produto: Pró-Sangue
CCO: Erh Ray
CBO: Daniel Jotta
VP de Criação: Andrea Siqueira
Diretor de Criação Associado: Mauricio Machado
Criação: Mauricio Machado, Gustavo Frazão e Matheus Tavora
Marcas & Negócios: Fabiane Veiga e Rebecca Nociti
Canais & Engajamento: Carlinha Gagliardi, Thyago Azevedo e Carlos Jordão
Estratégia: Agatha Kim
Gerente de Produção: Juliana Arantes
Head of Production: Anna Ferraz
Produção: Dayane Dantas
Diretor: Luigi Dias
Produtor RJ: Tiago Dolabella e Silva
Operador de Câmera: Renato Marcondes
Assistente de Câmera: Renan Ribeiro Campanini
Operador de Teleprompter: Julio Cesar Cantini
Operadora de Audio: Priscila Alves
Maquiagem e Cabelo: Everson Rocha
Assistente de Maquiagem: Rogério Santos
Fotógrafo (Xuxa e Sasha): Blad Meneghel
Fotografo: Hugo Santarem
Transporte: Frota Cine
Montagem, Edição e Finalização: Tiago Hasegawa
Pós-Produção: MERCI
Aprovação cliente: Dr. Vanderson Rocha, Alfredo Mendrone e Silvia Gallo