Pelo segundo ano consecutivo, a XP é a vencedora do Prêmio Reclame AQUI como melhor plataforma digital de investimentos. Com mais de 40 mil pontos e 26,5 mil votos foi confirmada como marca de excelência, em cerimônia realizada no último 6 de dezembro. Eleita pelo público com mais de 8,7 mil votos, a Rico Investimentos ficou em terceiro lugar e a Clear Corretora chegou ao pódio na sexta colocação com cerca de 7,2 mil votos. Este ano, mais de 880 empresas, distribuídas em 149 categorias, disputaram a preferência dos consumidores brasileiros, com mais de 10,8 milhões de votos.
“Embora seja o segundo ano consecutivo que conquistamos este prêmio, esta é a primeira vez que todas as marcas da XP Inc. – Clear Corretora, XP e Rico – conquistaram a marca de excelência para concorrer a premiação nos colocando em outro patamar” comemora Guilherme Kolberg, head CX & Atendimento na XP Inc.
Desde o IPO da empresa, o número de clientes ativos quase dobrou: eram 1,7 milhão e hoje são mais de 3,3 milhões. Com isso, a empresa encarou novos desafios – inclusive o de aprimorar ainda mais a maneira como dialoga com os investidores. “Nos últimos dois anos fizemos uma grande reorganização estrutural para colocar o cliente no centro da decisão”, diz Bernardo Amaral, diretor de clientes da XP Inc. Essa diretriz foi desdobrada em todas as unidades de negócio envolvidas com o tema e que medem a satisfação do cliente. “Montamos Nossas áreas focadas na avaliação da experiência do cliente, para estruturar feedbacks e principalmente para fazer a devolutiva do atendimento para eles”, explica.
Customer Centricity World Series
Essa não foi a primeira vez no ano que a XP se destacou em uma premiação de atendimento ao cliente. Em maio, a XP já havia sido a única marca brasileira reconhecida entre aquelas com o melhor atendimento ao cliente no mundo. Durante a Customer Centricity World Series – premiação focada em experiência do cliente –, a empresa, que já havia vencido a etapa das Américas, ficou entre as três melhores companhias do planeta em duas categorias: Customer Experience Team e Customer Insights and Feedback Voc, que destacam tanto a qualidade da equipe, quanto o projeto colocado em prática pelos profissionais dentro da organização.
O resultado da combinação de investimento em pessoas e em tecnologia tem reflexo direto no Net Promoter Score (NPS), métrica internacional que mede o grau de lealdade de um cliente com uma marca. No último trimestre, esse índice foi de 77, mesmo patamar das principais empresas de tecnologia do mundo.