- Ano após ano, pessoas em todo o mundo usam o WhatsApp para se conectar, comemorar e compartilhar seus votos para o novo ano com seus entes queridos. Na verdade, na véspera do Ano Novo de 2020, o WhatsApp alcançou alguns novos recordes:
- 100 bilhões de mensagens foram enviadas no WhatsApp, mais do que em qualquer outro dia nos 10 anos de história do aplicativo.
- 1,4 bilhão de chamadas de vídeo e voz foram realizadas na véspera de Ano Novo de 2020 – o recorde em um único dia no WhatsApp.
- A nova campanha do WhatsApp celebra o dia de mensagens mais popular para os usuários e leva os espectadores ao redor do mundo na véspera de Ano Novo para dizer que “Não é Ano Novo até que você receba a mensagem que estava esperando”.
- A campanha será exibida nas redes sociais, vídeos, transmissão e cinemas em cinco países: Brasil, Índia, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, e foi criada em parceria pela equipe de marketing do WhatsApp na Meta e pela BBDO.
- Dirigida pelo vencedor do Cannes Lions Niclas Larsson e filmada pelo diretor de fotografia vencedor do Oscar Linus Sandgren, a campanha mostra que o Ano novo não começa oficialmente à meia-noite, mas sim quando você recebe aquela mensagem especial de comemoração que você tanto esperava – seja de um parceiro, de seus pais ou de um amigo pessoal próximo.
- De uma igreja na Nigéria a um pátio típico de Mumbai e as praias do Brasil, cada clipe é um vislumbre de uma celebração diferente onde cada pessoa está congelada no tempo até receber aquela mensagem importantíssima no Ano Novo.
- A campanha teve início nesta semana.
Vivian Odior, Global Head of Brand Marketing — WhatsApp:
“O WhatsApp sempre foi parte integrante da véspera de Ano Novo. Todos os anos, pessoas no mundo todo contam com o app para ficarem em contato com seus entes queridos e compartilharem os melhores votos para o ano que está se iniciando”, afirma Vivian Odior, Global Head of Brand Marketing no WhatsApp. “É por isso que nossa nova campanha se concentra em contar um conjunto diverso de histórias que demonstram os momentos privados e pessoais que ajudam as pessoas na passagem do novo ano.”
Tres Colacion, Global Creative Lead — BBDO:
“A véspera de Ano Novo é um dos poucos momentos globais que realmente aproxima as pessoas, então foi ótimo combinar isso com a percepção universal de que, em um nível pessoal, a celebração não acontece de verdade até que você ouça as pessoas que você conhece e ama, e que em boa parte das vezes essas pessoas só podem entrar em contato com você naquele momento por meio do WhatsApp. Em cada formato, pretendemos capturar a essência de como é receber a mensagem que você estava esperando. Enquanto o trabalho nos leva por todo o mundo, a equipe trabalhou incansavelmente para criar um mundo visual onde cada um de nossos protagonistas é o personagem principal de sua própria noite.”
Niclas Larsson, Director:
“Uma das coisas mais interessantes sobre a parceria com o WhatsApp neste projeto foi descobrir como transmitir uma memória emocional na história. Abordamos isso brincando com velocidade, alternando entre a câmera lenta e a velocidade real e fazendo experiências com a luz, usando uma caixa de obturador para dobrar a luz. Jogar entre esses dois elementos nos permitiu criar uma visualização dramática de sonhos e memórias que eu acho que realmente deu vida às performances emocionais.”
WHATSAPP x BBDO SF – Ficha Técnica
Campanha: One
Eshan Ponnadurai – Head of Marketing
Vivian Odior – Director, Global Head of Brand & Integrated Marketing
Renata Costa – Global Marketing Manager
Eric Rottenberg – Creative Producer
Micah Gendron – Creative Producer
BBDO San Francisco
Tres Colacion – Global Creative Lead, BBDO San Francisco
Jose Higuera – Global Strategy Lead, BBDO San Francisco
Minjia Qiu – Global SVP, Group Account Director, BBDO San Francisco
Virginia Cardozo – Global Account Supervisor, BBDO San Francisco
BBDO Berlin
Till Diestel – Chief Creative Officer, BBDO Berlin
Erick Barrios Hernández – Creative Director, BBDO Berlin
Wolfgang Warzilek – Creative Director, BBDO Berlin
Deepanjali Singh – Senior Art Director, BBDO Berlin
Florestan Roesemann – Senior Copywriter, BBDO Berlin
Arash Sabbagh – Designer, BBDO Berlin
Mark Andree – Managing Director, BBDO Berlin
Alexander Geier – Executive Producer
PRODUÇÃO
Niclas Larsson – Director
Iconoclast Germany – Production Company
Swantje Rummel – Executive Producer
Jacqui Wilkinson – Producer
Veronika Fuerthauer / Sybella Stevens / Karin Rudokas- Production Coordinators
Linus Sandgren – Director of Photography
Ernesto Gil “Cubano” – Gaffer
Simone Grau -Production Designer
Micaela Urrutia – Art Director
Denise Östholm – Costume Designer
Ivanna Kiss – Make-Up Artist
Carlos Ayami Erdmann – Production/Location Manager Oriental Films
Alan Finlay – 1st Assistant Director
Adrian Gallardo – Local 1st Assistant Director
Carla Luff // Nikolaus Kohler – Editor
Iconoclast – Offline Post Production
Wenke Kleine-Benne – Sound Designer
Mermaid Berlin – Audio Post Production
Slaughterhaus Berlin – Motion Graphics Animation
Slaughterhaus Berlin – Online Post Production
Christian Wegehenkel – Post Production Supervisor
MUSIC: Composed
Title: New Years Eve
Artist: Jacob Mülrad
Published by: Universal Publishing Nordic
Master owner: Jacob Mülrad