O Banrisul alcançou, em 2021, lucro líquido de R$ 948,5 milhões, o que representa aumento de 30,4% em relação ao resultado de 2020. O lucro líquido ajustado, por sua vez, atingiu R$ 990,4 milhões, resultando em 11,4% de rentabilidade ajustada sobre o patrimônio líquido médio no ano de 2021. O crescimento do período reflete, especialmente, a expansão da carteira de crédito, o menor fluxo de despesa de provisão para perdas de crédito e o resultado da participação em empresas controladas e coligadas.
CRÉDITO
A carteira de crédito alcançou R$ 41,0 bilhões em dezembro de 2021, com crescimento de R$ 3,4 bilhões ou 9,1% nos 12 meses. Destaca-se o desempenho do Banco no segundo semestre do ano, onde apresentou crescimento de R$ 4,4 bilhões, cerca de 12% frente ao primeiro semestre, impulsionado pela expansão do crédito consignado, crédito rural, crédito à pessoa jurídica com Fundo Garantidor (FGI) e crédito ao comércio exterior.
O crédito comercial pessoa física apresentou crescimento de R$ 851,1 milhões em 12 meses, refletindo a estratégia de negócios da instituição. O saldo atingiu R$ 23,1 bilhões em dezembro de 2021, aumento de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2020. A evolução foi influenciada especialmente pelo crescimento das operações de crédito consignado, que alcançaram o montante de R$ 18,4 bilhões em dezembro de 2021.Foi mantida a estratégia de ampliar o acesso aos diferentes canais, principalmente no aplicativo Banrisul Digital e no Home Banking. A funcionalidade foi disponibilizada a aposentados e pensionistas do INSS e mais 80 convênios municipais e estaduais. No último trimestre do ano, o volume de contratação 100% digital de crédito consignado cresceu 37,5% frente o terceiro trimestre de 2021; em 2021, mais de 43,9 mil operações foram contratadas de forma completamente digital.
As operações de crédito comercial pessoa jurídica, em dezembro de 2021, apresentaram crescimento de R$ 607,1 milhões em relação a dezembro de 2020, com saldo de R$ 7,2 bilhões – 9,2% acima frente ao mesmo período de 2020. Isso se deve especialmente às linhas de capital de giro, diante do aumento dos volumes concedidos em Fundos Garantidores – FGI e FAMPE – crédito rural e comércio exterior.
AGRONEGÓCIO
O Banrisul é uma das principais instituições financeiras que apoiam o agronegócio gaúcho. O saldo da carteira de crédito rural, em dezembro de 2021, alcançou R$ 4,8 bilhões, aumento de 42,6% em relação a dezembro de 2020.
Como forma de fortalecer a capilaridade em diversas regiões, a instituição iniciou a abertura de Espaços Agro Banrisul, especializados no setor, em agências localizadas em municípios estratégicos do Rio Grande do Sul. Inicialmente, foram três ambientes direcionados ao público agro: em agências nos municípios de Cruz Alta, Passo Fundo e Santo Ângelo. Nesses pontos, o produtor encontra não somente espaço físico customizado, mas principalmente atendimento personalizado, apoio técnico e orientação financeira para sua atividade produtiva, oferecidos por profissionais especialistas no setor. Durante o ano de 2022, o Banco deverá expandir para, pelo menos, 10 pontos de atendimento exclusivo ao agronegócio.
CAPTAÇÃO
Em 2021, o Banrisul manteve a estrutura de captação diversificada junto à base de clientes. Os recursos captados, constituídos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada, e os recursos administrados, alcançaram R$ 84,9 bilhões em dezembro de 2021, crescimento de 5,5%, em 12 meses.
Com o objetivo de diversificar fontes e gerar funding para o crédito rural, foi iniciada, no segundo semestre de 2021, a captação de recursos por meio de Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Para clientes pessoa física, a LCA permite aplicação financeira com rentabilidade isenta do Imposto de Renda. O montante captado totalizou R$ 296,9 milhões em dezembro de 2021.
Visando a manutenção do crescimento dos seus negócios, em janeiro de 2021, o Banrisul realizou a emissão de US$ 300 milhões em Bonds Subordinados, com prazo de 10 anos, obtendo a aprovação pelo Banco Central para a utilização como capital em outubro de 2021.
CANAIS DIGITAIS
O Banrisul segue trabalhando constantemente na melhoria dos canais digitais, ampliando a gama de serviços disponíveis e otimizando a jornada e a experiência dos clientes e usuários. Em 2021, do total de transações feitas no Banrisul, 80,0% das operações realizadas ocorreram por via digital. No período, os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office acessados por meio do aplicativo Banrisul Digital), tiveram 450,7 milhões de acessos, 25,4% superior ao ano de 2020.
CARTÕES DE CRÉDITO
O Banco disponibiliza ferramentas para facilitar a experiência do cliente, com foco no aprimoramento tecnológico e na inovação. Foram incluídas novas funcionalidades nas transações por aproximação (contactless), como possibilidade de bloqueio e desbloqueio da função e o envio de SMS para tentativas de pagamento por aproximação em cartões com essa opção bloqueada.
Em 2021, foram realizadas 82,3 milhões de transações, aumento de 10,6% em 12 meses; o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 7,5 bilhões, incremento de 7,8% em 12 meses. O Banco encerrou o ano de 2021 com uma base de 1,2 milhão de cartões de crédito, nas bandeiras Mastercard e Visa. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e com cartões BNDES somaram R$ 414,5 milhões no ano de 2021.
REDE DE ADQUIRÊNCIA VERO
Em 2021, a Vero, empresa do Banrisul no setor de adquirência, capturou 373,4 milhões de transações, sendo 265,4 milhões com cartões de débito, com crescimento de 21,3% em relação ao ano anterior; e 108,0 milhões de transações com cartões de crédito, registrando aumento de 15,1%. Em volume financeiro, o valor transacionado totalizou R$ 36,2 bilhões, refletindo crescimento de 19,3% frente ao ano de 2020.
Durante o ano, foi lançado o Vero Conecta, app que permite aos 138,7 mil estabelecimentos credenciados ativos da Vero efetuarem vendas com cartões Visa, Mastercard, Elo, Banricompras e BanriCard, diretamente em seus aplicativos.
SEGURIDADE
A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e capitalização atingiu R$ 2,3 bilhões no ano de 2021, com crescimento de 31,5% em relação a 2020, enquanto as receitas totais atingiram R$ 293,2 milhões, sendo que as receitas de comissões de corretagem atingiram R$ 264,3 milhões no período.
Entre as novidades no período, o Banco tornou disponível o serviço de cotação e contratação do seguro auto no aplicativo Banrisul Digital por meio de uma experiência simples e fluida. Também no app, foi ampliada a oferta de produtos de previdência privada, com a oferta digital do BanrisulPrev Prestige e BanrisulPrev Júnior.
INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS E INOVAÇÃO
No ano de 2021, foram investidos R$ 292,9 milhões em transformação digital, ampliação da infraestrutura de TI e o compromisso cada vez maior com a segurança da informação. Assim, a instituição avançou consistentemente, comprometida com a disponibilização de uma experiência digital cada vez mais completa, eficaz e segura para os clientes.
SUSTENTABILIDADE
Em 2021, o Banrisul priorizou o aperfeiçoamento de práticas de sustentabilidade com mecanismos mais robustos de governança, com destaque para a criação do Comitê de Sustentabilidade e a priorização do tema das mudanças climáticas. Ao trilhar um caminho para a sustentabilidade, foram adotadas diversas ações, como o realinhamento de estratégias para atingir a meta de emissões líquidas zero, foram adaptados modelos operacionais e cadeias de fornecimento, e a contratação de financiamentos para projetos ligados à economia verde.
Ainda em 2021, o Banrisul aderiu ao Programa Brasileiro GHG Protocol, elaborando o primeiro inventário de gases de efeito estufa, conquistando o selo Prata. Também passou a informar o impacto de suas atividades e operações ao Carbon Disclosure Project (CDP), iniciativa de reporte internacional sobre mudanças climáticas.
O Banco apoiou as linhas de financiamento de energia renovável, vitais para o País avançar na diversificação da matriz energética. Nesse sentido, a instituição trabalhou com duas linhas específicas para atender a demanda por soluções de energias renováveis: a linha de recursos próprios CDC Sustentabilidade e a linha de repasse BNDES FINAME Baixo Carbono. No CDC Sustentabilidade, em 2021, foram realizadas mais de 7,0 mil operações, chegando a R$ 278,8 milhões em crédito.
PROJEÇÕES 2022 (GUIDANCE)
O Banrisul projeta crescimento da carteira de crédito, alinhado com o ritmo apresentado durante o segundo semestre do ano. Para 2022, prevê que a carteira de crédito total terá expansão entre 24% e 29%, onde o crédito rural apresentaria elevação entre 35% e 40% no Banrisul. Já a margem financeira crescerá entre 4,5% a 8,5%.
Para o custo de crédito, o Banco projetou entre 2% e 3%. No caso da captação total, o Banrisul espera expansão entre 8% e 12%. As despesas administrativas devem aumentar entre 4% e 8%, enquanto o Retorno sobre o Patrimônio Líquido ficaria entre 9% e 13%.