A Smiles, plataforma de viagens e programa de fidelidade da GOL, vai aprimorar sua estrutura voltada para inovação em 2022. Com uma nova equipe integrada à GOL, a companhia passa a centralizar os projetos voltados para esse tema de forma mais robusta e organizada para que o mesmo se perpetue e tenha sinergia entre todas as áreas e parceiros da Smiles e da companhia aérea.
Ao longo dos últimos dois anos, a Smiles vem promovendo uma mudança no modelo mental e cultural dentro da empresa, com foco no processo de transformação digital. Durante esse período, diversas iniciativas como treinamentos, capacitações, pesquisas e análise de dados e até nova estrutura foram aplicadas. Os times foram divididos em tribos e squads, com modelos cada vez mais ágeis e inovadores, tendo o usuário no centro do negócio.
“Dando continuidade a este formato, neste ano, um dos nossos objetivos é acelerar o desenvolvimento de ideias e programas de experimentação. Assim como criar mais conexões com o ecossistema de startup, laboratórios, universidades e hubs, o que já vem sendo trabalhado e nos próximos meses será um dos nossos maiores focos. Paralelamente vamos continuar a levar conhecimento e capacitação para todos os nossos colaboradores, contando com a sinergia e expertise dos profissionais da GOL”, informa Luiz Borrego, CIO GOL Smiles.
Nesse contexto, uma das principais mudanças é o funil de inovação da Smiles, que passa a se chamar Turbina e terá fluxos bimestrais para avaliação de novas ideias. O programa tem como foco motivar e acelerar as habilidades dos colaboradores de analisar cenários e encontrar oportunidades que ampliem a vantagem competitiva da Smiles e contribuam com o desenvolvimento do negócio por meio de ideias que podem virar produtos e trazer novidades e inovação para os clientes.
Entre as ideias já desenvolvidas pelo programa, podemos destacar a extensão de milhas para gestantes, aplicada em 2021, que oferece a possibilidade de vencimento maior das milhas para clientes grávidas e, assim, elas têm mais tempo para o planejamento da viagem. “Também tivemos a funcionalidade Minhas Viagens, que foi muito bem aceita pelos clientes, e reúne todos os itens relacionados à viagem do usuário em um só lugar, facilitando a organização e vida do viajante”, comenta Borrego.
Para 2022, a primeira ação do novo programa Turbina é o Desafio de Inovação CX, voltado para colaboradores e parceiros, que busca ideias inovadoras com o objetivo de tornar o cliente Smiles um promotor da marca. A ação foi anunciada na Unland – Semana de Inovação da GOL e Smiles, que reuniu convidados de grandes empresas e especialistas internos para debater temas relevantes do universo da inovação.
Para a análise das ideias inscritas, a Smiles avaliará seis tópicos, sendo que só serão consideradas ideias para um novo modelo de negócio, serviço ou produto. Quanto mais disruptivo, com capacidade para romper o mercado, escalável, fácil de implementar, com rentabilidade e alinhado ao propósito de marca, mais chances de ser escolhida pelo Comitê organizador. A expectativa é ter até duas ideias vencedoras e desenvolvê-las ainda em 2022.
Mais frentes de inovação na Smiles
Outro destaque da área de Inovação é o Smiles Labs, que agora junto ao GOL Labs, tem como objetivo ser um laboratório de inovação com foco em experimentação e aprendizado, visando acelerar ideias inovadoras de forma a ampliar as oportunidades e criar valor para o negócio. Já existem cinco projetos em desenvolvimento, entre eles o Virtual Travel, que disponibiliza tours em tempo real para vários lugares do mundo e pode ser acessado pelo site www.smiles.com.br/passeios procurando por tour virtual.
Também uma frente que já vem sendo trabalhada na empresa é o Inova Insights, que reúne em formato de newsletter, diversas informações, estudos, pesquisas sobre criatividade, tendências, futurismo e mudanças de comportamentos do consumidor, para que a empresa esteja pronta para lidar com diferentes realidades, além de criar um ambiente estimulante e favorável a geração de insights e oportunidades. O Inova Talks é outra iniciativa para disseminação de ideias, por meio de palestras e cases que estimulam a criatividade. Nesse sentido, a Gol e Smiles promovem muitas capacitações também e oferecem ferramentas para preparar a organização para o Futuro.
“Neste ano, além de trabalharmos fortemente a mudança de cultura de pensamento voltada a fomentar a inovação entre os times GOL e Smiles, estaremos mais presentes nos Hubs de Inovação por meio da parceria com startup, aproximação com uma universidade para desenvolver um desafio de ideias e realizaremos a segunda edição do Hackathon, aberto ao público, e que foi um sucesso em 2021”, finaliza Borrego.