Seguindo a estratégia de reinvenção nos formatos do Estadão – a exemplo da modernização do jornal impresso para o modelo germânico – a plataforma de conteúdo move mais uma peça e anuncia o lançamento de uma subeditoria dedicada ao meio ambiente em parceria com a Rolex, Soluções Ambientais. O projeto editorial será lançado dia 16 de março, Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, e publicada dentro de Sustentabilidade, já existente.
“A parceria reflete a importância que as duas organizações atribuem à valorização e disseminação de ações ligadas ao Meio Ambiente e Sustentabilidade. O Estadão reforça o seu papel de informar e conscientizar a população sobre uma pauta cada vez mais relevante, complementando a iniciativa Perpetual Planet, por meio da qual a Rolex apoia, há quase um século, pessoas e organizações que lutam pela preservação do planeta”, afirma Paulo Pessoa, diretor executivo Comercial do Estadão.
O projeto será multiplataforma, com reportagens publicadas tanto no digital (duas vezes por semana), como no impresso (uma vez ao mês). Um time de jornalistas especializados em meio ambiente e sustentabilidade produzirá matérias sobre oceano, rios e biomas brasileiros, como Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, entre outros, a fim de conscientizar o leitor e alertar para novas e bem-sucedidas práticas nesse contexto.
Hub de Conteúdo
Paralelamente ao conteúdo editorial, o Estadão Blue Studio, operação dedicada a soluções publicitárias inovadoras e orientadas à performance, desenvolveu um hub de conteúdo interativo, o ‘Defensores da Terra’. Nele, o público encontrará materiais sobre as histórias de sucesso de pessoas que estão por trás de projetos que integram a iniciativa Perpetual Planet: Prêmios Rolex de Empreendedorismo, que apoia indivíduos que desenvolvem projetos inovadores e que contribuem mundialmente, de forma significativa, na proteção do planeta; Perpetual Planet Expeditions, uma série de expedições destinadas a estudar como algumas das áreas mais vulneráveis do planeta estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas e atividades humanas – e as soluções para isso; e Mission Blue, que tem como propósito consolidar uma rede global de áreas marinhas protegidas em todo o mundo, nas quais espécies e ecossistemas vitais ameaçados sejam protegidos.
No ambiente digital, os conteúdos foram desenvolvidos de forma que conversem com a audiência – serão produzidos podcasts com convidados, além de lives que contarão com a participação especial de laureados dos Prêmios Rolex de Empreendedorismo e do empreendedor social e CEO do grupo Dadivar, Enzo Celulari.
Para Luís Fernando Bovo, diretor de Conteúdo e Operações do Estadão Blue Studio, “não apenas um alerta para a comunidade, mas esse projeto traz uma mensagem de atenção também para o mercado”. “Seja uma ação de ESG, marketing sustentável ou social, na subeditoria a audiência encontrará caminhos para se posicionar diante de um dos maiores desafios da atualidade: a preservação e controle ambiental”, afirma Bovo.