A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, divulga hoje o closing deal com a subsidiária da AES Brasil para a construção de um parque eólico em Cajuína, no Rio Grande do Norte, em linha com joint venture anunciada em 2021. Com capacidade instalada de 165,3 MW, o parque terá geração de 80MW médios ao ano, a serem comercializados por meio de um contrato de compra e venda de energia de 15 anos. As obras já foram iniciadas, com fornecimento em 2024.
O investimento total estimado é de aproximadamente R$ 905 milhões, o que corresponde a R$ 5,4 milhões/MW instalado. Deste montante, a BRF investirá de forma direta aproximadamente R$ 92 milhões, a serem desembolsados ao longo dos próximos dois anos durante o desenvolvimento do projeto. Com essa iniciativa, a Companhia dá um importante passo em seu compromisso de chegar até 2030 com mais de 50% da sua matriz elétrica proveniente de fontes limpas.
“Essa joint venture com a AES Brasil proporcionará o atendimento de um terço da nossa necessidade de energia elétrica no Brasil, elevando nossa capacidade e ganhos da ordem de R$ 735 milhões em redução de custos ao longo dos próximos 15 anos”, afirma Daniel Bucheb, diretor global de suprimentos da BRF.
A iniciativa está totalmente alinhada com a agenda ESG da BRF e contribui para acelerar uma das principais frentes tático-operacionais, que é a de incrementar o uso de energias renováveis.
“Temos a Sustentabilidade como parte da nossa cultura e é por meio dela que norteamos nossa estratégia de negócios. Essa iniciativa mostra o nosso compromisso de agir sempre de forma responsável, inovadora e impactando positivamente o meio ambiente, a cadeia produtiva e as comunidades em que estamos inseridos”, declara Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.
“Para nós é uma satisfação muito grande, cada vez mais, sermos reconhecidos como um importante parceiro para colaborar no processo de descarbonização das empresas. Esse novo projeto com a BRF é resultado da ampliação da parceria sólida e de sucesso que mantemos com a empresa”, afirma Rogério Jorge, vice-presidente de Relacionamento com o Cliente da AES Brasil.