Em comemoração ao Italian Design Day (IDD), a Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o Istituto Europeo di Design (IED), promove, no dia 23 de março, às 19h, um bate-papo online entre os arquitetos Alexandre Salles e Nara Grossi, com o tema “Regeneração dos espaços urbanos: a memória dos lugares e os lugares da memória”. Eles vão destacar a importância do resgate histórico e cultural dos espaços urbanos, em um cenário de grandes e complexas transformações. O evento será realizado em transmissão ao vivo, com participação gratuita e inscrições pela Sympla: https://bit.ly/RegeneracaoEspacosUrbanos.
A sexta edição do IDD será comemorada no Brasil em 23 de março, com o tema “Re-Generação. Design e novas tecnologias para um futuro sustentável”. A iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália discute o papel do design na antecipação de mudanças globais, além de ser uma ponte entre as grandes revoluções tecnológicas e o estilo de vida das pessoas, com mais bem-estar e sustentabilidade.
Ao mergulhar na história dos espaços urbanos e compreender sua origem e evolução, identifica-se suas particularidades, simbolismos e até características que ajudam a moldar a nossa identidade social e cultural. Os arquitetos vão apresentar exemplos brasileiros e italianos para abordar as possibilidades interdisciplinares do Design, que pode ser trabalhado em conjunto à Arquitetura e ao Urbanismo e se tornar uma ferramenta estratégica para recuperar espaços contemporâneos, com alto potencial de sucesso, em comparação a outros modelos globais.
“Temos uma grande complexidade de questões e transformações de toda ordem e escala, que têm delineado, de forma veloz, a nossa vivência urbana. Compreender melhor a história dos lugares, nos ajuda a entender seu simbolismo, as características que nos fazem sentir pertencentes a esses espaços e como eles nos conectam a nós mesmos”, reflete Alexandre Salles.
A palestra “Regeneração dos espaços urbanos: a memória dos lugares e os lugares da memória” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Consulado da Itália em Belo Horizonte do Istituto Europeo di Design (IED) e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.
Sobre o Italian Design Day
O Italian Design Day (IDD) foi criado em 2017 em uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, com o apoio do Ministério da Cultura da Itália. Conta com uma programação rica e diversificada, por meio das Embaixadas, Consulados e Institutos Italianos de Cultura e tem se consolidado como ferramenta de promoção ao design italiano, além de dar destaque às empresas líderes de diferentes setores industriais e torná-las protagonistas em suas áreas de atuação. Em 2022, chega à sexta edição, com o tema “Re-Generação. Design e novas tecnologias para um futuro sustentável”, promovendo reflexões e provocações sobre a evolução do design em um mundo cada vez mais dinâmico, globalizado e com a necessidade de se tornar sustentável.
Os palestrantes
Alexandre Salles
Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana formado pela FAU-USP. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo, possui vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Fundou, em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.
Nara Grossi
Graduada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EAUFMG) e Mestre pela FAU-USP com pesquisa na área de História da Arquitetura e Análise Crítica de Projeto. Pesquisadora e pensadora criativa, é sócia fundadora da Gema Arquitetura. Portfólio sólido e diversificado que vai desde a elaboração de projetos residenciais, corporativos e comerciais até a atuação na área de patrimônio cultural, intervenções urbanas e design de objetos. Recebeu o prêmio IAB-MG em 2012, 2015 e 2021. Em 2017 lançou, pela editora Monolito, um livro sobre a obra do arquiteto mineiro Humberto Serpa.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.
IED
O Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de alta formação em design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, antes mesmo que universidades de design surgissem na Itália, o IED se apresentou como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico. Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Istituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e atual presidente, Francesco Morelli. “Saber e saber fazer” é a linha condutora do projeto didático do IED. Atualmente o Istituto é um network de nível universitário internacional. Possui sedes na Itália, Espanha e no Brasil e, começando pela China, ampliará a sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante evolução. Meio ambiente, sustentabilidade, arte, excelência do made in Italy e mídias digitais são alguns dos cenários profissionais aos quais se endereçam os novos percursos formativos propostos pelo IED.
Consulado da Itália em Belo Horizonte
O Consulado italiano oferece serviços e assistência aos cidadãos italianos que estão em Minas Gerais. Ele é sede da representação da Itália com função administrativa, mas também de promoção econômica e cultural. Em Belo Horizonte, desde sua criação em 1902, o Consulado da Itália vem apoiando as relações culturais e econômicas entre Itália e Minas Gerais, através diversas iniciativas, que criam uma ponte sólida entre italianos e brasileiros, entre elas o Italian Design Day (Dia do Design Italiano), a Semana da Língua Italiana, a Semana da Gastronomia italiana e muito mais.
Fotos: Nara Grossi- Crédito: Roberto Maya
Alexandre Salles- Crédito: Sarah Lima
SERVIÇO
Palestra virtual “Regeneração dos espaços urbanos: a memória dos lugares e os lugares da memória”
Transmissão online
23 de março, às 19h
Inscrição gratuita pela Sympla: https://bit.ly/RegeneracaoEspacosUrbanos.
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento
Terça a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h