O governo federal indicou nesta segunda-feira, 28/03, através de um comunicado realizado pelo Ministério das Minas e Energia – o Sr. Adriano Pires para a presidência executiva da Petrobras, no lugar do general da reserva Joaquim Silva e Luna. A decisão ocorre após críticas do presidente Jair Bolsonaro sobre alta nos preços de combustíveis.
Confira abaixo a nota emitida pela Petrobras:
“A Petrobras informa, em continuidade ao comunicado divulgado em 05/03/2022, que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia na data de hoje, às 18h 25 min, em referência à Assembleia Geral Ordinária da Petrobras, que será realizada no dia 13 de abril de 2022, com duas substituições nas indicações para a eleição ao Conselho de Administração da companhia.
O acionista controlador está indicando os seguintes candidatos:
NOME DO CANDIDATO / CARGO A CONCORRER
Luiz Rodolfo Landim Machado – Presidente do CA
Adriano Pires de Andrade – Membro do CA
Carlos Eduardo Lessa Brandão – Membro do CA
Eduardo Karrer – Membro do CA
Luiz Henrique Caroli – Membro do CA
Márcio Andrade Weber – Membro do CA
Ruy Flaks Schneider – Membro do CA
Sonia Julia Sulzbeck Villalobos – Membro do CA
O ofício indica ainda o Sr. Adriano Pires de Andrade para o cargo de Presidente da Petrobras, o que deverá ser deliberado posteriormente pelo Conselho de Administração da companhia.
Abaixo, os currículos dos novos candidatos indicados.
Adriano Pires de Andrade. O Sr. Adriano Pires de Andrade é graduado em economia pela UFRJ com mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e doutorado em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII. É Diretor-Fundador do Centro Brasileiro de InfraEstrutura (desde jan/2000), tendo sido Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético (COPPE/UFRJ) (1983-2009).
Atuou como Assessor do Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo (2001) e exerceu os cargos de Superintendente de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo (dez/1998-ago/1999) e Superintendente de Importação e Exportação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo (abr/1998 – nov/1998). (excerto de currículo recebido pela Petrobras).
Eduardo Karrer. O Sr. Eduardo Karrer é formado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com MBA em Finanças e Administração pela Universidade Católica do Rio – PUC-RJ. Possui Educação Executiva em Advanced Management Program na SMU-COX, Dallas, Texas e Leadership and Talent Development Program, na Rice University, Houston, Texas.
É um executivo com 30 anos de experiência na gestão de diferentes conglomerados, incluindo entidades públicas e privadas, e no relacionamento permanente com investidores e acionistas, tais como ENEVA, MPX, Rio Polímeros, El Paso e Petrobras. Possui larga experiência em originação, estruturação, implantação e operação de ativos e unidades de negócios em vários Países, destacando-se Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos. Tem experiência em empresa de capital aberto, incluindo as posições de CEO e Diretor de Relação com Investidores, incluindo relacionamento com investidores e stakeholders na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Possui experiência em start-up’s, aincluindo a empresa Cia Positiva de Energia, da qual é sócio gestor e fundador. (excerto de currículo recebido pela Petrobras).
Os currículos dos demais indicados foram divulgados no comunicado do dia 05/03/2022″