Não é de hoje que muito se fala da “arte de escutar”, mas será que nós realmente estamos preparados e abertos para isso?
Vivemos em um mundo cada vez mais dividido por opiniões, em que todos querem falar, mas poucos escutam de verdade. Atualmente, saber ouvir é uma prática empática, e NINHO® acredita que quanto mais nos doamos para escutar de verdade nos diálogos, mais contribuímos para relações de respeito, compreensão, educação e amor. Por isso, a marca levanta o tema da escuta ativa como parte da campanha “O amor que você dá para o seu filho é o amor que ele dá para o mundo”, produzida para o Dia das Mães.
Para chegar ao conceito, NINHO® teve o papel fundamental de escutar e entender as mães do Brasil, principalmente na pandemia em que a casa passou a ser o ambiente central para tudo: trabalho, lazer, diversão, descanso. Segundo estudo ‘Passos e Descompassos da Primeira Infância’, disponível na Plataforma Gente, da Globo e apresentado para a Nestlé junto ao time de Consumer Insight em fevereiro deste ano, durante o período de isolamento 76% das crianças demandaram mais atenção e 90% dos familiares e responsáveis ficaram felizes por passar mais tempo com os filhos. Essa combinação, recheada de afeto, é um dos indicativos do quanto a atenção e a escuta, que já eram essenciais, foram fundamentais para fortalecer as relações entre pais e filhos.
O diálogo das crianças para com a família acontece de várias maneiras, e não somente a verbal. Os pequenos desde bebês demonstram seus sentimentos, alegrias e frustrações com gestos, sinais e sons, e ouvir de forma profunda entendendo o que eles realmente estão sentindo, proporciona resultados que ecoam para a vida. Afinal, são nos primeiros anos que as crianças absorvem tudo a sua volta, tomando vivências ao seu redor como referência, e são esses exemplos que ajudarão essas crianças a se tornarem adultas preparadas para o mundo com mais respeito, empatia e compaixão.
NINHO® entende esse poder, e quer levar o tema para todas as mães por meio da campanha, que traz o telefone de lata como principal símbolo da temática. “Nossas crianças aprendem desde cedo com os adultos, e elas saberem que podem ser escutadas com amor e respeito são valores que certamente serão agentes transformadores para um futuro com mais diálogo”, comenta Stephanie Arnesen, diretora de Marketing de Ninho.
Sobre a campanha
Neste Dia das Mães, NINHO® faz uma homenagem para elas trazendo uma forte campanha nos principais canais digitais e em TV, além de ativações em redes sociais com influenciadores e intervenções urbanas que fortalecem a conversa sobre o tema de escuta ativa. Para isso, a comunicação, criada pela Publicis, traz o telefone de lata como principal símbolo da temática. É um objeto tradicional, com forte apelo emocional e grande conexão com a marca, já que pode ser produzido em casa com as latas de NINHO®.
A campanha mantém o conceito que a marca tem construído consistentemente: “O amor que você dá para o seu filho é o amor que ele dá para o mundo”. Desta vez, é destacada a importância de toda a família e responsáveis escutarem as crianças. A comunicação será composta por conteúdos em redes sociais, peças digitais, ativações, uso da hashtag #escutartransforma, OOH, além do filme veiculado na TV e que entrega uma história sobre a importância da escuta ativa.