O historiador Leandro Karnal é o convidado do “CNN Nosso Mundo” deste sábado, 25 de junho (23h45), para falar sobre política. “Política: para quê?”, é um dos temas da segunda temporada do programa “Universo Karnal”, que estreia dia 2 de julho.
Com as apresentadoras Glória Vanique, Letícia Vidica, Rita Wu e Lia Bock, Karnal fala sobre a evolução do processo eleitoral no Brasil. “A política mudou: ela está mais representativa do que há 50 anos. Saímos da UTI com todos os aparelhos ligados. Agora, respiramos sozinhos, mas ainda estamos internados”, afirma.
Outro tema abordado no debate é o voto dos eleitores mais velhos e mais jovens. “Hoje, os jovens têm uma maneira diferente de perceber as informações que acho que pouca gente se deu conta”, diz. Entretanto, lembra que “a tecnologia é dominada pelos mais jovens, mas o poder está na mão dos mais velhos.”
Leandro Karnal fala, ainda, sobre a importância das mulheres nos espaços de poder e como a diversidade e representatividade na política fortalecem a democracia. Outro assunto em debate no episódio é a polarização da política no Brasil e no mundo e o que a história ensina sobre esse fenômeno. “Essa violência atual no Brasil não está ligada somente à polarização, ela é estrutural”, explica, destacando que “mais do que a representatividade, temos que mudar o comportamento”.
O historiador explica que a política está presente no dia a dia das pessoas, no trabalho, nas reuniões de condomínios e até no momento das decisões em família. “O grande erro da sociedade é associar a política somente aos partidos políticos. A política está em tudo”, diz Karnal, que faz um alerta: “Um político precisa muito das pessoas que odeiam a política. Se você odeia política, saiba: você está sendo usado”. Mas ele também admite que, “às vezes, não gostar de partido político é um sinal de caráter”.
O “CNN Nosso Mundo” vai ao ar aos sábados, às 23h45, pela CNN Brasil.