A Volvo Cars terá uma terceira fábrica na Europa, na Eslováquia, posicionando a empresa para atender à demanda contínua de seus clientes por carros elétricos e capturar potencial de crescimento futuro.
A nova fábrica de última geração será neutra em termos climáticos e irá produzir somente veículos 100% elétricos, apoiando a ambição da empresa em tornar-se totalmente elétrica até 2030 e neutra em termos climáticos até 2040. Além de ser uma oportunidade de continuar expandindo a capacidade de produção global da marca para corresponder às suas ambições de crescimento.
“Temos um foco claro em tornar-nos uma marca de mobilidade elétrica pura até 2030, o que está em linha com nosso propósito”, disse Jim Rowan, executivo-chefe da Volvo Cars. “A expansão na Europa, nossa maior região de vendas, é crucial para nossa mudança para a eletrificação e crescimento contínuo. Estou muito satisfeito em expandir nossa produção da Volvo Cars para a Eslováquia e estou ansioso para receber novos colegas e parceiros na jornada que está por vir”.
Ao escolher a Eslováquia como o local de sua nova fábrica, a Volvo Cars cria um triângulo europeu de fabricação cobrindo sua maior região de vendas – complementando a fábrica de Ghent (Bélgica) na Europa Ocidental e a fábrica de Torslanda (Suécia) no norte da Europa.
A nova instalação representa um investimento de cerca de 1,2 bilhão de euros, e espera-se que cerca de 20% sejam financiados pelo apoio governamental. A fábrica estará localizada perto de Kosice, na parte oriental da Eslováquia, onde se beneficiará de uma cadeia de suprimentos automotivo bem estabelecida, pois torna-se a quinta fábrica de automóveis do país.
“Pessoalmente estou muito satisfeito que a Eslováquia tenha conseguido a concorrência para este mega investimento, que trará desenvolvimento e muitos empregos na parte oriental da Eslováquia, com muitas oportunidades diretas e indiretas de trabalho”, disse Richard Sulik, ministro da Economia da República Eslovaca.
A Volvo Cars tem a ambição de avançar para as vendas anuais de 1,2 milhão de carros até meados da década, que pretende atender a uma pegada de fabricação global que abrange a Europa, os EUA e a Ásia.
“Agradeço que a Volvo Cars tenha decidido construir sua nova fábrica na Eslováquia. Esta nova fábrica é importante para nós, pois melhorará a situação social e econômica da região e produzirá apenas carros elétricos, o que proporciona à indústria automotiva eslovaca uma perspectiva competitiva na nova era ecológica”, disse Eduard Heger, primeiro-ministro da república eslovaca.
A construção da fábrica de Kosice está prevista para começar em 2023, com equipamentos e linhas de produção instaladas durante 2024. A produção em série de carros Volvo 100% elétricos e de última geração está programada para começar em 2026.
Em linha com a ambição da Volvo Cars de ter operações de fabricação neutras em termos climáticos até 2025, a fábrica usará apenas energia neutra climática. Também será projetado para ser líder na produção de carros elétricos premium sustentáveis e eficientes com layout e fluxo logístico otimizados, enquanto a Volvo Cars visa os mais altos padrões globais em energia e eficiência ambiental.
Quanto à localização, a Kosice oferece boas ligações logísticas e de transporte para o resto da Europa e acesso a uma boa base de fornecedores. Os incentivos oferecidos pelo governo eslovaco também têm sido um fator-chave na decisão de localizar a fábrica em Kosice.
A instalação foi projetada para produzir até 250.000 carros por ano e deve fornecer vários milhares de novos empregos na região. O local também permite uma maior expansão da planta no futuro.
“Estamos ansiosos para receber novos membros para a equipe Volvo Cars Kosice e a família global Volvo Cars, bem como estabelecer novas colaborações e parcerias na região”, disse Javier Varela, diretor de operações da Volvo Cars. “Será um local de trabalho moderno, em uma fábrica de última geração que se concentra em sustentabilidade e segurança”.
A criação da fábrica Kosice representa a primeira nova fábrica europeia para a Volvo Cars por quase 60 anos. A fábrica de Torslanda foi inaugurada em 1964, enquanto a fábrica de Ghent seguiu um ano depois. Juntas, essas instalações podem produzir 600.000 carros por ano.