A campanha Méquizice, que conquistou o Brasil nos últimos meses ao revelar como as celebridades brasileiras do entretenimento matam sua Fome de Méqui, acaba de ganhar uma versão para veiculação em 16 países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A campanha do McDonald’s traz o título #MiMenuMcDonalds para os países da América Latina e é criação da GALERIA.ag, agência independente brasileira, que também desenvolve a série Méquizice para o Brasil. O cantor colombiano Sebastian Yatra é o primeiro participante a revelar qual a sua combinação favorita para se deliciar com os produtos do Méqui. No total, a campanha contempla filmes para TV, estratégia digital, ativação com cupons de desconto no Spotify, ações de relacionamento com fã-clubes do cantor e peças em mídia Out of Home (OOH).
Com oito indicações ao Grammy Latino, autor da música “Dos Oruguitas” que integra a trilha sonora da animação Encanto – vencedora do Oscar em 2022 -, e por duas vezes eleito como “Melhor Colaborador de Música Latina” pela revista Billboard, Sebastian Yatra contabiliza mais de 27 milhões de ouvintes mensais no Spotify e uma série de hits nas paradas de sucesso mundial. Além disso, seu hit “TACONES ROJOS” alcançou o top 35 do Chart Global do Spotify e o primeiro lugar nas listas de rádios de dez países da América Latina. Sua turnê “Dharma”, de 2022, realizada em mais de 80 países, foi um dos grandes sucessos de sua carreira.
“A série Méquizice extrapolou o significado literal do que é propaganda – a divulgação de uma ideia, um método de persuasão… – e se transformou em uma conversa, com entretenimento e conteúdo relevante, que conecta marca, celebridades e consumidor. Com a versão para 16 países da América Latina expandimos as fronteiras do diálogo para mostrar que independentemente do país e do seu povo, se a pessoa é famosa ou não, todo mundo tem uma maneira característica de se deliciar com as combinações possíveis do Méqui. É uma campanha que com seu sucesso e a capacidade de gerar aproximação entre a marca e o público, gradativamente ganha escala para se conectar com cada vez mais países e pessoas”, comenta João Branco, vice-presidente de marketing da Arcos Dorados Brasil.
De acordo com Carlos Schleder, Diretor Executivo de Criação da GALERIA.ag, a agência nasceu há quase um ano tendo como linha criativa desenvolver propagandas que sejam inseridas na cultura popular. “O sucesso de campanhas como Méquizice no Brasil, e #MiMenuMcDonald’s na América Latina, vem do fato de que elas falam de uma relação verdadeira e universal das pessoas com a marca. Isso vale aqui, na Argentina, na Colômbia e em qualquer lugar. E como o Méqui é um espaço democrático que recebe todo mundo do mesmo jeito, ele também vale para quem é anônimo e para quem é famoso como o Yatra”, completa o criativo.
Antes de revelar a combinação preferida de Sebastian Yatra, a campanha teve uma fase teaser que durou 15 dias. No período, foram veiculados três filmes convidando a audiência a adivinhar qual celebridade costuma fazer um pedido bastante específico quando vai ao McDonald’s. Entre os teasers, o próprio cantor também publicou algumas pistas em suas redes sociais, como, por exemplo, um setlist de show que trazia músicas como “Doble Cuarto de Libra” e “Papas con Salsa Barbacoa”.
Já no filme principal, a audiência vai descobrir a participação de Sebastian Yatra na campanha. Nas cenas, o locutor avisa que todo mundo tem um pedido favorito no McDonald’s e acompanhamos uma pessoa caminhando com uma bandeja por um restaurante da rede. Na sequência, enquanto na trilha é tocado a melodia de uma das músicas do cantor, revela-se que quem está ali é o Sebastian Yatra e seu #MiMenuMcDonalds é um Doble Cuarto de Libra, Papas con Salsa Barbacoa, bebida, sundae e um McCafé con leche.
Para completar, como desdobramento da campanha, a GALERIA.ag preparou também uma série em vídeo na qual Sebastian Yatra fala de suas histórias pessoais com o McDonald’s; produziu conteúdos exclusivos para grupos de fã-clubes nas diferentes redes sociais; e no Spotify nomes de músicas do cantor serão convertidas em códigos de cupons de desconto para pedidos no Méqui.