A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, com mais de 70 anos de história e presente em todas as regiões do país, anuncia nova vinheta para conscientização do risco de câncer de mama e ovário, dentro da campanha Outubro Rosa. A partir de 1º de outubro, a peça assinada pela agência Africa estará disponível nas redes sociais e entre 6 e 20 de outubro passará a ser veiculada na TV aberta nacional. Para destacar sua mensagem, a marca utiliza seu icônico M de Marisa que, invertido, se transforma em um lembrete para o autoexame dos seios e cuidados preventivos.
Além da inversão do logo, a nova campanha também conta com mulheres reais que viveram e venceram o câncer de mama, entre elas, Linda Rojas, que participou da campanha em 2021 e que, neste ano, aparece acompanhada do bebê que teve após a doença. Além de Linda, a vinheta também mostra Jussara Del Moral, uma mulher mais velha que, mesmo já tendo vencido a doença, hoje convive com o câncer em fase de metástase e, mesmo assim, o encara de maneira leve, como se fosse uma doença crônica, acreditando sempre em viver todos os dias como se fossem os últimos. Completando o trio, a peça retrata Amora Sampaio, uma executiva de sucesso que, ao vencer a doença, também conseguiu se conectar com a própria negritude, se vendo hoje uma mulher muito mais forte e potente.
A novidade no design e nova campanha se alinham à intenção da Companhia de mergulhar ainda mais fundo na pauta ano a ano, um trabalho que vem sendo desenvolvido de forma mais profunda desde 2018, quando a Marisa lançou o sutiã do recomeço, um produto pensado para mulheres mastectomizadas, que entrega conforto e beleza em diversas versões. Em 2021, a linha foi expandida, com acréscimo de modelos de maiôs e tops. O último ano também marcou a evolução do posicionamento de Marisa a respeito da causa, ampliando sua iniciativa com participação mais ativa no debate de ações para informar sobre a doença e trabalhar na sua prevenção.
Além da ação #BemJuntas, que abordou o protagonismo da mulher e a recuperação de autoestima, também foi realizado o Dia Rosa em 23 de outubro de 2021, com doações ao Instituto PROTEA (organização sem fins lucrativos que custeia parte do tratamento de câncer de mama para mulheres de baixa renda) de unidades dos produtos para mulheres mastectomizadas.
“Outubro Rosa é uma data muito conectada com o DNA da nossa Companhia. Nós trabalhamos colocando as mulheres no centro das decisões, com o propósito de fortalecer a autoestima delas e estarmos cada vez mais próximas e íntimas, possibilitando acesso à moda de qualidade, mas também nos preocupando e responsabilizando por todos os assuntos relevantes que permeiam o universo feminino. Nosso papel não é somente acolher mulheres mastectomizadas, mas também alertar sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, que neste ano incluímos em nossa campanha”, pontua Christianne Toledo, diretora de marketing da Marisa.
“A ideia de girar o icônico M de Marisa vem da necessidade de falarmos sobre o assunto sem tabus e com clareza: a possibilidade do câncer de mama está presente na vida de todas as mulheres e a melhor maneira de lidar com ele é com informação. A interação entre nossas personagens, que venceram o câncer de mama, é um alento, mostrando que com o apoio de outras mulheres é possível passar por tudo isso”, comenta Carol Patrocínio, Diretora de Criação da Africa.
Em breve, Marisa deve anunciar mais ações afirmativas e interativas em sua campanha de Outubro Rosa de 2022.