A passeio ou a negócios, a rotina é certa: a chegada no hotel é acompanhada de cansativos minutos preenchendo à mão uma ficha com dados pessoais, de onde se vem e para onde se vai. Mas essa tarefa rotineira também não dispensa o trabalho do hotel, que precisa digitalizar os dados preenchidos e enviar para o Ministério do Turismo (MTur). Tais informações atendem a Lei do Turismo, que obriga hotéis, hostels e pousadas a registrarem a coleta de dados e a movimentação diária dos hóspedes.
Felizmente, essa rotina vai mudar. Os dados, claro, continuarão sendo coletados, visto que são estratégicos para que o Mtur possa planejar suas ações, unificar as informações dos turistas, atrativos turísticos e até mesmo a construção de roteiros com guias. A mudança está na captação. O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, em parceria com o Ministério do Turismo, lançaram nesta quinta-feira, 20, o piloto do sistema Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH), aplicação onde será realizada essa coleta de dados.
“A parceria com o Serpro para a criação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital atende a uma demanda antiga do setor e nos permitirá avançar no desenvolvimento de soluções que aprimorem as informações disponíveis sobre turismo no Brasil, essenciais para aperfeiçoarmos a estruturação do nosso setor” explicou o ministro Carlos Brito na apresentação da solução, que aconteceu nesta quinta-feira, 20 de outubro, durante a 11ª edição do Brazil Travel Market (BTM), evento, voltado a agentes, operadores de viagens e profissionais do trade turístico e que reúne cerca de 5 mil representantes do setor no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Segundo o presidente do Serpro, Gileno Barreto, com a solução o novo check-In será totalmente digital e integrado ao Gov.br. “Nossa parceria garante a praticidade e segurança das soluções Serpro e contribuem para o aumento da confiabilidade dos dados enviados ao MTur pela rede hoteleira, permitindo uma base mais consistente que viabilize acompanhar o setor e promover políticas públicas adequadas”, relata.
A Ficha Nacional de Registro de Hóspede Digital agiliza o processo de check-in na rede hoteleira. O preenchimento digitalizado e envio imediato desonera o setor privado e traz de imediato a redução do tempo de espera e filas, melhorando a experiência do hóspede e do hotel.
Como funciona
A unidade da rede hoteleira disponibiliza um QR Code e o hóspede faz o login pelo Gov.br, insere as informações solicitadas, envia e pronto. Tá feito o procedimento. E caso o hóspede esteja sem acesso ao celular, o hotel pode disponibilizar um dispositivo para que as informações sejam preenchidas diretamente no sistema.