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LAY’S® inova e lança linha RÚSTICAS, com novo formato e rastreabilidade da cadeia de batatas

Com casca e corte mais grosso que o formato tradicional, primeira linha de batatas kettle cooked fabricada exclusivamente no Brasil conta com QR Code na embalagem para rastrear os estados onde as batatas LAY’S® foram produzidas

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Foto: Rodrigo Zorzi - LAY'S®.

Com uma linha de produção diferente da utilizada na linha tradicional, a batata kettle cooked possui um processo de fritura que garante o aspecto rústico, onde as batatas são fritas de forma intermitente e com uma menor temperatura do óleo, resultando em um formato mais irregular e com mais textura dos chips de batatas, garantindo ainda mais crocância.

Por meio de um QR Code na embalagem do produto, a marca dá ao consumidor a oportunidade de conhecer mais sobre a origem e processo de produção do snack, podendo ter acesso à informação de qual estado vieram as batatas que vão em cada pacote de LAY’S®. A novidade celebra e permite conhecer um pouco mais sobre a história dos agricultores que trabalham em parceria com a marca, a origem do ingrediente principal, os processos de cultivo, colheita e processamento da matéria-prima que garantem o frescor e a naturalidade dos produtos da marca.

Para promover a novidade, LAY’S® conta ainda com uma nova edição da campanha “Do campo ao pacote em até 48 horas*”, iniciativa global da marca, lançada no Brasil em parceria com a AlmapBBDO, que tem como intuito reforçar que o snack leva até 48 horas* desde a colheita no campo até chegar ao pacote, desmistificando a origem da matéria-prima de LAY’S®, que, no país hoje é produzida de modo 100% sustentável, além de ser composto por apenas três ingredientes: batata, óleo, sal e nada mais, no sabor Sal Marinho.

“LAY’S® Rústicas é uma novidade que chega no mercado nacional para preencher uma lacuna na gôndola dos snacks de batatas chips, com um formato que é fabricado apenas por nós no Brasil: a batata kettle cooked, revelando o máximo de sabor, frescor e crocância do produto. Além disso, temos a oportunidade de reforçar com a novidade que a nossa cadeia de batatas é 100% brasileira e de origem sustentável, para isso lançamos um site de rastreabilidade em que é possível descobrir de qual parte do país vem as batatas que estamos consumindo em cada pacote. É um momento importante para a nossa marca que, após 8 anos de presença no mercado nacional, já está amadurecida e estruturada para contar com novas linhas de produto”, comenta Pedro Goldfarb, diretor de Marketing da PepsiCo Brasil Alimentos.

Para o lançamento, a marca ainda preparou uma série de iniciativas com foco em experimentação de produto e contato direto com o consumidor, como o Caminhão da Batata, em que LAY’S® vai circular pela cidade de São Paulo em diferentes bairros e rotas, para apresentar Rústicas com a distribuição dos produtos, assim como reforçar que é um produto que vai do campo ao pacote em 48h**, mantendo o máximo de frescor e naturalidade das batatas. A marca ainda conta com o desdobramento da novidade nas redes sociais, com a participação de influenciadores para promover o lançamento no TikTok e Instagram.
O produto já está disponível nas regiões Sul e Sudeste, com previsão de distribuição nacional para o início de 2023, com preço sugerido de 68g a R$8,49 e 38g a R$4,99.

**Este prazo se aplica a cerca de 90% do volume total

Tecnologia e cultivo de batatas

Ao longo das últimas décadas, a PepsiCo vem realizando uma série de investimentos com o objetivo de tornar suas práticas agrícolas cada vez mais sustentáveis e tecnológicas. Para isso, por meio de sua estratégia ESG de transformação de ponta a ponta, o pep+ (PepsiCo Positive), que completou um ano desde o seu lançamento no último mês, a companhia conta com tecnologia avançada em diversas frentes que, unida à expertise dos produtores parceiros, possibilita a adoção de iniciativas que buscam preservar e regenerar solos e ecossistemas.

Em 2018, a PepsiCo teve a iniciativa de medir a quantidade de água limpa e potável usada das estações de beneficiamento que lavam as batatas, para reduzir o desperdício. O resultado foi a redução de 60% do uso de água limpa, que representa cerca de 50 milhões de litros de água desde o início do projeto. Essa quantidade de água é suficiente para abastecer uma cidade de 65 mil habitantes por 7 dias no Brasil ou encher 20 piscinas olímpicas. Foram também realizados investimentos por parte dos produtores desse segmento para reduzir o uso de água limpa da natureza, tais como armazenar água de chuva, usar aspersores pressurizados, e criar um circuito fechado por tanques de decantação, reciclando a água de forma natural.

A companhia é uma das maiores compradoras de produtos agrícolas do Brasil – só de batata, são compradas por ano 122 mil toneladas (35% do volume total do mercado de batata destinado para chips), provenientes de produtores de 6 estados brasileiros — MG, SP, GO, PR, SC, RS. São aproximadamente 300 campos de produção de batata por ano e, em toda a cadeia, a PepsiCo gera 1.625 empregos diretos e 4.875 indiretos no Brasil.

A inovação de LAY’S® Rústicas reforça o pilar de Agricultura Positiva da PepsiCo, em que a empresa, que busca constantemente práticas agrícolas mais sustentáveis, tem como objetivo atingir 100% de suas matérias-primas produzidas de forma sustentável até 2030 em todo o mundo.

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