A Ford divulgou o balanço do seu Mês Global do Voluntariado, evento tradicionalmente realizado em setembro com ações sociais em todo o mundo, que neste ano contemplou quatro instituições do Brasil. Globalmente, o programa doou, por meio do Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da Companhia, US$ 895.000 para 126 organizações comunitárias em 30 países, com a participação voluntária dos funcionários da empresa em programas humanitários e projetos sociais locais.
As organizações sociais apoiadas foram indicadas por funcionários da Ford de todo o mundo e receberam financiamento para ampliar seus esforços em educação, equidade, desenvolvimento econômico e comunitário, saúde e programas de atendimento de necessidades básicas. No Brasil, as doações foram destinadas à APAE de Tatuí e à Casa1, de São Paulo, SP, à EducaTRANSforma, de Porto Alegre, RS, e à Associação João de Deus, de Salvador, BA.
“O Mês Global do Voluntariado da Ford foi criado para dar aos empregados meios de fazer a diferença na vida das pessoas e estreitar os laços com a comunidade”, diz Roberta Mädke, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Ford América do Sul. “É uma ação que reforça os nossos valores e é motivo de satisfação para todos os envolvidos, reafirmando o papel da empresa como promotora de impacto social na comunidade.”
Entidades
Na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí, que apoia crianças e adolescentes com deficiência física na cidade, os recursos serão utilizados para revitalizar os espaços da organização. A Casa1, centro de cultura e acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+, direcionou os recursos para a construção de uma cozinha comunitária para realização de cursos de capacitação e produção de alimentos para doação.
Na EducaTRANSforma, organização social focada em formar e capacitar pessoas transgênero, criando pontes para o seu acesso ao mercado de trabalho de tecnologia e inovação, os recursos serão utilizados para a doação de cestas básicas a 75 beneficiários em condições de extrema vulnerabilidade social e para o custeio de terapias.
Na Associação João de Deus, organização social que desenvolve o projeto Procapaz, focado em treinar jovens em condições de vulnerabilidade social para o acesso ao mercado de trabalho, os recursos foram utilizados para reformar computadores e promover um curso de informática para 30 alunos.
Na América do Sul, as ações do Mês Global do Voluntariado da Ford também foram realizadas na Argentina, Venezuela, Peru, Colômbia e Chile, destinando recursos a um total de 14 organizações sociais.