A Renault está presente na exposição “50 anos de GP no Brasil”, com o R30, carro que foi usado em 2010 pela escuderia da Renault na Fórmula 1 à época e que faz parte do acervo histórico da Renault do Brasil. O veículo, que foi pilotado por Robert Kubica e Vitaly Petrov, é uma das atrações da mostra, que também reúne mais de 200 itens da competição, como fotos, macacões, capacetes e carros, proporcionando aos visitantes um tour na linha do tempo da competição no país.
A Renault também conta a sua história na F1 em outros itens expostos, como em capacetes de pilotos de equipes que usaram a motorização da marca nas competições, caso do capacete do bicampeão mundial Fernando Alonso, com a Renault F1 Team, em 2005 e 2006.
O GP São Paulo de F1 de 2022, que ocorre no próximo fim de semana, será a 50ª corrida no país, e a exposição, que ocorre até o dia 22 de novembro na Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, revisita os principais momentos destas cinco décadas, com a curadoria do diretor de imprensa do GP de São Paulo, o jornalista Castilho de Andrade, que acompanha a F1 desde 1970 e do diretor artístico Manuel Valle.
Renault R30
O Renault R30 foi apresentado em 31 de janeiro de 2010 como carro da escuderia da Renault na Fórmula 1. O veículo foi projetado para ser um carro competitivo, sólido e confiável, ele foi resultado de um programa agressivo de desenvolvimento. O modelo foi pilotado por Robert Kubica e Vitaly Petrov.
O visual do R30 apresenta as cores amarelo e preto – as cores emblemáticas fazem lembrar dos antigos modelos utilizados pela equipe na primeira passagem pela Fórmula 1 entre 1977 e 1985. Os detalhes em vermelho se devem à petrolífera Total, fornecedora de fluidos para a equipe.
O veículo foi concebido com que havia de mais moderno em termos de tecnologia da época. Sua tecnologia que mescla alumínio e fibra de carbono foi projetada para formar um conjunto com o mínimo de peso e o máximo em aerodinâmica, o que resultou num veículo de pouco mais de 600 quilos, distribuídos em 5,05 metros de comprimento.
O R30 é equipado com motor 2.4l, de oito cilindros em V (em 90º), capaz de trabalhar em regimes acima de 19 mil rotações por minuto (RPM), e câmbio semi-automático de sete velocidades. Os freios, usam discos de carbono que suportam temperaturas superiores à 1.000ºC.
O modelo R30 apresentou melhorias e um bom número de inovações à época. A arquitetura do chassi também foi revista, visto o início da proibição do reabastecimento que exigiu um tanque de maior capacidade.
50 anos de GP no Brasil – a exposição
Onde: Oca do Parque Ibirapuera
Quando: de 18 de setembro a 22 de novembro
Ingressos e horários: https://expo50anosgp.com.br/