O Instituto Renault realizou importantes ações durante o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Em um espaço dedicado para o instituto, dentro do autódromo de Interlagos, foram realizadas diversas atividades, como a construção de uma minicidade do projeto O Trânsito e Eu para uma ação digital educativa.
Com óculos de realidade virtual, as crianças puderam vivenciar, durante os três dias do evento, as situações de convivência no trânsito em um ambiente 100% digital. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto Renault, em parceria com a Loox estúdios e mostra diferentes situações de trânsito em uma minicidade, onde o jogador deve indicar quais são as ações corretas e erradas.
O aplicativo já é utilizado na cidade de São Paulo e, também, foi utilizado pelo município de Pinhais, no Paraná. Cerca de 100 crianças de escolas públicas de São Paulo foram convidadas pela organização do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 e puderam realizar as atividades educativas, com a presença do presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Giovanni Guerra. O projeto O Trânsito e Eu já beneficiou mais de 260 mil crianças.
“A presença do projeto de educação no trânsito para crianças no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 demonstra a importância dada ao tema pela Confederação Brasileira de Automobilismo e pela organização do GP, parceiros neste projeto. Acreditamos que a educação é a base para um trânsito cada vez mais seguro”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
A iniciativa foi fruto de uma parceria do Instituto Renault com a CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e a organização do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
Associação Borda Viva
Os convidados receberam um kit da Alpine F1 team em uma sacochila com a marca Alpine produzidas especialmente para a ocasião pela Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault. A confecção destes itens já é uma tradição no Grande Prêmio e já é feita há 10 anos pela Renault.
A Associação Borda Viva também teve um espaço dedicado para a exposição dos seus produtos, produzidos com reutilização de tecido automotivo e cinto de segurança, doados por fornecedores Renault e que contribuem para a geração de renda para as famílias da região da Borda do Campo, bairro onde fica localizado o Complexo industrial Ayrton Senna.
Sobre o Instituto Renault
A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.
Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB formou 171 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São 196 jovens formados em cinco turmas do programa. Dentre as quatro turmas anteriores, 82% dos jovens formados já estão empregados.
Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 500 veículos 100% elétricos no Brasil.