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Com Fundo Afrolever, Unilever promove 33% de pessoas negras do programa de aceleração de carreira e impulsiona plataformas de empresas diversas

Após seu primeiro ano de intenso trabalho, o Fundo Afrolever acelerou iniciativas como o programa de mentoria Prontidão, aumentou a representatividade negra nas marcas e possibilitou uma base estruturada de pequenas e médias empresas diversas para serem fornecedoras de todas as marcas da empresa

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A inclusão racial avançou dentro e fora da Unilever no último ano com o desenvolvimento das ações e iniciativas do Fundo Afrolever, que recebeu aporte inicial de 17 milhões de reais, há um ano, para acelerar oportunidades para pessoas negras em quatro pilares: talentos, fornecedores, marcas e comunidade. Neste mês, o Fundo completa seu primeiro ano de atuação e se posiciona como ação perene e em contínua evolução e, a partir dos primeiros resultados e diversos aprendizados, o Fundo caminha para iniciativas com ainda mais impacto, impulsionando outras empresas e atores da sociedade para fazer parte.

O Fundo Afrolever mantém seus importantes parceiros externos como forma de garantir que suas proposições tenham impacto real na vida das pessoas: Faculdade Zumbi dos Palmares, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a Afrobras, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Dhrama, Movimento Mulher 360, ONU Mulheres e Akintec; e compartilha os principais avanços.

Para Gerardo Rozanski, head da Unilever Brasil e líder da categoria de cuidados com a casa para as Américas, um dos grandes responsáveis pela criação do Fundo Afrolever, “os resultados e as iniciativas que estamos apresentando nesse primeiro ano comprovam que a Unilever está conseguindo mobilizar diversas frentes em prol da inclusão e da equidade racial. O Fundo está materializando todo o seu potencial de transformação social, interna e externamente, ampliando oportunidades para múltiplos públicos”, declara Rozanski.

● Unilever lança o Prontidão Júnior após aumento de 33% de pessoas negras na liderança
Ao longo do último ano, a Unilever promoveu 33% de pessoas funcionárias negras para posições de média e alta liderança dentre os participantes do programa Prontidão. Para a alta liderança, as promoções alcançaram 15% dos participantes, sendo 70% mulheres, garantindo a interseccionalidade que permeia todas as ações da companhia; e 18% das movimentações foram na média liderança. O Prontidão, programa de mentoria e coaching amplo e estruturado, foi o responsável por esse alcance, ele trabalha com ferramentas e recursos para a aceleração de competências técnicas, emocionais e comportamentais (soft e hard skills) dos profissionais negros. Desde 2020 o programa ajudou a dobrar a representatividade em cargos de liderança dentro da Unilever e o segundo ciclo do Pronditão começará no início do ano que vem com aproximadamente 50 pessoas funcionárias pretas e pardas.

Este mês, a Unilever anuncia a criação do Prontidão Junior, programa desenvolvido para a progressão de carreira da média liderança e que seguirá a estrutura do Prontidão, com ferramentas para a aceleração de competências. O primeiro ciclo do Prontidão Junior terá duração de um ano e a previsão é alcançar cerca de 50 analistas pretos e pardos da companhia.

● Para fomentar e movimentar o mercado, Unilever apoia e impulsiona plataformas de acesso a empresas diversas
A Unilever estabeleceu um compromisso de aumentar o volume de compras de materiais e serviços de empresas cujos proprietários pertencem a grupos sub-representados, com foco prioritário em raça, mas considerando também os públicos LGBTQIA+, mulheres e pessoas com deficiência. Para isso, dentro da estrutura do Fundo Afrolever, tem trabalhado em duas frentes, externa e interna. Externamente, para ter visibilidade, alcançar e contratar essas empresas diversas, a companhia apoiou o desenvolvimento de plataformas de dados com empreendedores, micro, pequenas e médias empresas diversas, cujo quadro societário seja composto por 51% ou mais de pessoas pertencentes aos grupos minorizados.

O projeto conta com parceiros experientes, como a Integrare (https://www.integrare.org.br/) e a startup AfroEmpreendedores (https://afroempreendedores.com.br/). Mais recentemente, a Unilever concluiu uma promissora parceria com a BPool (https://bpool24003.ac-page.com/project-dei), para a indicação e a facilitação dos parceiros de marketing, com a criação de uma base robusta de médias, pequenas e microempresas, além de empreendedores da área.

Internamente, a Unilever tem avançado no estudo e na evolução da base de dados dos seus fornecedores diversos existentes. Já na primeira etapa de mapeamento deste primeiro ano de Fundo Afrolever, a empresa constatou que, atualmente, cerca de 7 milhões de euros em compras já estão indo para produtos e serviços de grupos diversos.

● Em Marcas, Seda puxa as iniciativas do Fundo, promove mentoria de meninas negras e ultrapassa 50% de pessoas negras nas comunicações e no time interno
Com o objetivo de acelerar oportunidades utilizando a força e o propósito das marcas da companhia, as iniciativas do Fundo Afrolever, no pilar das marcas da Unilever, estão sendo puxadas pela marca Seda. Ao longo do último ano, a marca estabeleceu parcerias com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ONG Plano de Menina e a agência Asminas Content, de Salvador (BA), e conseguiu colocar em prática o plano de termos cada vez mais representatividade social em nossas campanhas, para alcançar seus compromissos públicos.

Entre os resultados atingidos no último ano, Seda celebra o alcance de 51% de representatividade de pessoas negras em todas as comunicações da marca e 56% do seu time de comunicação digital é composto por pessoas negras. Outro resultado significativo neste primeiro ano de trabalho do Fundo Afrolever chegou por meio do programa desenvolvido com o Plano de Menina e o ID_BR, que mentorou 3.500 meninas negras de diversas localidades do Brasil e focou em ampliar o acesso a conhecimentos, ferramentas e recursos que apoiem estas meninas a explorarem possibilidades voltadas a realizar os seus sonhos.

● Pilar “Comunidades” atinge a meta e alcança mais de 500 mil pessoas negras
Por meio do Fundo Afrolever, a Unilever também quer acelerar oportunidades, como mais uma forma de gerar impacto positivo, atuando como agente de transformação social. Neste primeiro ano do Fundo, foram mais de 30 projetos incentivados que, de acordo com a estimativa dos realizadores, a metade das pessoas impactadas foram pessoas pretas e pardas, mais de 500 mil.

O destaque do ano foi o espetáculo musical “Vozes Negras – A força do canto feminino” que inovou ao unir teatro musical e fórum de ideias em formato de série para celebrar a força e o talento das artistas negras da história da música brasileira. A Unilever apoiou o projeto e contribuiu para a promoção de debates e discussões com a sociedade em torno do feminismo negro, da temática de valorização das vozes negras, sua importância e o papel dessas artistas na história da música. Mais de 22 mil pessoas foram impactadas pelo Vozes Negras, que ofereceu ingressos a preços acessíveis para a população.

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