A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, anunciou hoje a construção de um novo centro de inovação renovável localizado em Lexington, no estado norte-americano de Massachusetts. Com 3.252 metros quadrados, ele irá se concentrar na aceleração de inovação de produtos químicos renováveis e materiais sustentáveis.
A capacidade do novo centro vai ampliar as competências da Braskem em biotecnologia, catálise, engenharia de processos e inovação aberta. Será dado foco especial à ciência e engenharia em estágio inicial relacionadas com a conversão de matérias-primas à base de biomassa – incluindo açúcares, celulose, óleos vegetais e lignina – em produtos químicos e materiais sustentáveis. Isso vai aprimorar os recursos da Braskem dedicados à descoberta de tecnologias que irão gerar novas ofertas voltadas ao crescimento e centradas na circularidade de carbono. O novo centro de inovação é a mais recente expansão da presença global de inovação e tecnologia da Braskem.
Mark Nikolich, CEO da Braskem America, declarou: “Nosso novo centro de inovação renovável reflete o compromisso contínuo da Braskem com uma economia circular neutra em carbono e com efeitos positivos para o meio ambiente. A Braskem pretende investir cerca de US$ 20 milhões para construir nosso centro de inovação renovável e vai continuar investindo no desenvolvimento e na retenção de uma equipe de inovação de padrão internacional, baseada na região metropolitana de Boston, para criar propriedade intelectual exclusiva nas áreas de produtos químicos e materiais sustentáveis. E tudo isso será fundamental para o sucesso futuro dos negócios globais da Braskem”.
“A cidade de Lexington está à frente na adoção de políticas sustentáveis neutras em carbono e comprometida em reduzir suas emissões de gases do efeito estufa para cumprir suas metas de ação climática. O compromisso do centro de inovação renovável da Braskem com a economia circular neutra em carbono está alinhado às metas e ao compromisso de Lexington de atrair empresas e desenvolvimento que demonstrem inovação sustentável. A nova unidade será um grande acréscimo ao ecossistema de ciências biológicas da Grande Boston”, afirmou Sandhya Iyer, diretora de desenvolvimento econômico da cidade de Lexington.
O anúncio de hoje ocorre principalmente graças ao trabalho da atual equipe de pesquisa da Braskem em Boston, comandada por Daniel MacEachran, diretor global de biotecnologia da empresa, que está liderando a expansão do novo centro de inovação e da equipe profissional. A fase inicial de projeto e construção já se encontra em andamento, e a Braskem espera que o projeto seja concluído no segundo semestre de 2023, após obter validação final e comissionamento. O novo centro está estrategicamente baseado no ecossistema de inovação e biotecnologia da área metropolitana de padrão mundial de Boston, localizado a uma hora de carro de mais de 60 universidades e faculdades. O trabalho no novo centro em Lexington vai complementar a atuação global da Braskem em pesquisa e desenvolvimento, realizado atualmente nas cidades brasileiras de Campinas e Triunfo, e em Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia.
“A Braskem já é líder mundial em polímeros e produtos químicos renováveis, e esse importante novo investimento em um centro de inovação renovável construído para fins específicos nos Estados Unidos solidifica ainda mais nossa posição. Com compromissos claros e ambiciosos de longo prazo com as pessoas, a ciência e o planeta, as inovações em estágio inicial que estamos explorando hoje vão possibilitar um futuro mais sustentável”, destacou Daniel MacEachran.
Desde a promoção da circularidade plástica até a condução da revolução dos materiais biológicos, a Braskem tem o compromisso de diminuir a dependência de recursos não renováveis e reduzir as emissões de carbono com o grande objetivo de gerar benefícios para uma sociedade melhor.
Antonio Queiroz, Vice-Presidente de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável da Braskem, declarou: “Acreditamos que a inovação disruptiva é o caminho para a sustentabilidade. Queremos ampliar a capacidade da Braskem de criar um novo padrão na indústria aumentando os investimentos, dedicando recursos e atraindo mentes brilhantes. Sabemos que para alcançar a verdadeira sustentabilidade, também precisamos apostar na inovação ao criarmos novos materiais. O lançamento do novo centro de I&T [inovação e tecnologia] da Braskem vai promover o desenvolvimento de novas soluções para produtos químicos e plásticos”.
Saiba mais em www.braskem.com/usa/sustainableinnovation .