Em homenagem ao saudoso cantor e compositor Erasmo Carlos, a Rádio Nacional leva ao ar uma faixa especial para recordar a trajetória e os sucessos do Tremendão neste domingo (4), em rede, ao meio-dia. O veterano faleceu aos 81 anos, no Rio de Janeiro, no último dia 22.
A programação da emissora pública recorda a carreira e as músicas do Gigante Gentil. O tributo resgata passagens marcantes da obra de Erasmo Carlos, traz curiosidade sobre a vida do artista e apresenta diversos clássicos do rock e da Jovem Guarda que marcaram sua produção e atravessam gerações.
O repertório destaca diversas canções históricas da discografia do músico para emocionar os ouvintes. Algumas das composições autorais do consagrado hitmaker carioca que a Rádio Nacional toca são “Minha Fama de Mau”, “Festa de Arromba”, “Coqueiro Verde” e “Sou Uma Criança, Não Entendo Nada”.
Com uma hora de duração, o especial dedica espaço à amizade entre Erasmo Carlos e Roberto Carlos, seu grande parceiro artístico. O célebre encontro é lembrado com episódios originais da dupla e sucessos dessa bonita e profícua relação da música brasileira embalada pelos versos e a melodia de “Amigo”.
Sobre o homenageado
Maior parceiro de Roberto Carlos, recordista de vendas e regravações no Brasil, não é pouco. Quem tem amigos tem tudo. Carioca da Tijuca, Erasmo Esteves tornou-se Carlos por homenagem aos amigos Roberto Carlos e Carlos Imperial.
Personalidade do rock nacional, ele foi adiante. “Além do Horizonte”, para citar um dos muitos sucessos com o Rei. De “Minha Fama de Mau”, marca registrada que deu título à autobiografia e ao filme sobre sua vida, ao último álbum, sessenta anos depois, o Tremendão ignorou limites. Erasmo aprendeu violão com Tim Maia e conheceu o “amigo de fé, irmão camarada” para olhar o caderno com letras de Elvis Presley.
Com enorme coração e seus 1,93m de altura, o Gigante Gentil alcançou envergadura única no pop nacional. Foi do iê-iê-iê ao soul, do sussurro da Bossa Nova ao grito do rock, da MPB ao samba-rock, do twist ao sambalanço. Grammy Latino de 2022, prêmio anunciado poucos dias antes de sua morte, o álbum de despedida, com sucessos inéditos em sua voz, resume bem o seu legado: “O Futuro Pertence À Jovem Guarda”.
#VemOuvir
Entretenimento, esporte, bate-papo e notícia são alguns dos conteúdos que estão no ar pela da Rádio Nacional. As faixas musicais da programação trazem gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira.
Personalidades da nova geração que mobilizam o público nas plataformas digitais de streaming ganham espaço nas atrações e na seleção de músicas da rádio. A estratégia de fortalecer a presença digital da emissora é outra iniciativa para incrementar o relacionamento com seus públicos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Nacional está no Instagram e intensifica as transmissões no YouTube.
A rádio também marca presença no Spotify com o perfil “Rádio Nacional”. Os fãs podem ouvir podcasts e novas playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A participação do público é assegurada através das redes sociais e pelo WhatsApp. Os locutores buscam essa integração durante a programação da Nacional.
Transmissões em rede na banda estendida
A consolidação da rede da Rádio Nacional é uma das realizações que marcam os últimos anos. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz em Brasília, a emissora ganhou, em 2021, presença em outras quatro capitais brasileiras, na chamada banda estendida.
Serviço
Especial Erasmo Carlos – domingo, dia 4/12, ao meio-dia, na Rádio Nacional
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp Nacional
– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS