Pesquisa realizada pela All in — empresa de tecnologia que oferece um conjunto de soluções de DXP (Digital Experience Platform) — em parceria com Opinion Box, revela que 60% do público está decidido a ir às compras neste Natal. Outros 19% responderam que não sabem, 12% que não tem intenção de comprar e 8% que já estão comprando. Do total dos compradores, 81% vão presentear mais de uma pessoa. O universo da pesquisa é de mais de mil consumidores.
Ainda entre os que vão comprar, já estão comprando ou já compraram itens para a data, 22% devem presentear três pessoas; 21%, mais de cinco pessoas; e 15%, duas pessoas. Já 13% desejam comprar alguma coisa para pelo menos duas pessoas e outros 13% ainda não sabem quantas pessoas vão presentear. A maioria desses presentes será para integrantes da família — em especial filhos (52%), mães (49%) e cônjuges (48%).
Flávio Njis, diretor-geral da All in, vê na data uma oportunidade para impulsionar as vendas de fim de ano: “A pesquisa mostra que existe um grande público disposto a ir às compras neste Natal. Ao mesmo tempo, a Black Friday deixou de legado uma grande base de dados que apontam para os desejos e necessidades mais imediatos dos consumidores. As campanhas de Natal, portanto, podem se beneficiar diretamente destas informações — histórico de pesquisas, compras, navegação, favoritos, entre outros — para entregar ofertas e benefícios mais personalizados, adequados aos interesses de cada cliente, e consequentemente com maior potencial de gerar uma conversão”, explica Nijs.
O que vão comprar
Entre os que vão comprar, já estão comprando ou estão em dúvida, quase a metade (49%) escolheu presentear com itens de Moda e Acessórios, seguidos por de Beleza e Cosméticos (33%), Brinquedos (30%), Eletrônicos e Informática (30%) e Casa e Decoração (30%). E a ceia também está na mira dos consumidores, uma vez que Alimentos e Bebidas (28%) e Supermercados (27%) também aparecem entre as principais categorias de intenção de compra.
As pesquisas sobre presentes acontecem principalmente em sites de marketplaces (44%), tanto online quanto em lojas físicas (39%), pelo aplicativo do marketplace (39%), em sites de pesquisa (37%) e em lojas físicas (36%). Já as compras devem ocorrer principalmente nos Marketplaces (50%) tanto em lojas físicas e online (41%) nos aplicativos das lojas (40%) ou só nas lojas físicas (40%).
“Os Marketplaces terão papel de destaque nas vendas de Natal. E diante da forte concorrência e volume de ofertas, a personalização da comunicação e conteúdos se torna central para o sucesso das campanhas. Além disso, é essencial que as informações estejam claras e acessíveis, e sejam usadas de forma estratégica para direcionar a navegação e incentivar o engajamento nos sites, através de plugins, e-mails ou Whatsapp”, complementa Flávio.
Universo da Pesquisa
Foram ouvidos 1.077 consumidores, entre os dias 02 e 07 de novembro de 2022, respeitando as proporções de sexo, idade, renda mensal e distribuição geográfica. O nível de confiança do estudo é de 95%, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.
Pesquisa Natal 2022, clique aqui para acessar documentação completa