Os bares incrementaram as vendas substancialmente nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar, mostra o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Na segunda-feira (5 de dezembro), dia em que o Brasil goleou a Coreia do Sul por 4×1 nas quartas de final, o faturamento subiu 67,2%; registrando a variação mais positiva dentre os quatro dias de jogos.
Na sequência aparece o dia em que o Brasil enfrentou a Suíça: 28 de novembro (segunda-feira). As vendas aumentaram 60,9%.
No dia da estreia da seleção brasileira contra a Sérvia (24 de novembro, quinta-feira) o faturamento cresceu 39,4%.
Já no dia da partida contra a seleção camaronesa (2 de dezembro, sexta-feira), as vendas subiram 37,9%. As comparações foram feitas com dias comuns, sem a realização de partidas.
“Os resultados mostram o engajamento dos brasileiros na Copa e que os bares são locais escolhidos por muitos para assistir aos jogos. Dito isso é importante destacar que as maiores variações nas vendas ocorreram em segundas-feiras. A comparação favorece porque as segundas são normalmente dias em que o movimento nos bares é menor. Quando fazemos comparações com quinta e sexta-feira, dias de maior movimento nesses estabelecimentos, as variações foram menores, ainda que bastante significativas”, diz Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo.
ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
COMO É CALCULADO
A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
ENTENDA O ÍNDICE
ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
ICVA Deflacionado – ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.