A transição alimentar para um consumo saudável e sustentável tem pautado inúmeras ações de empresas nacionais e internacionais. Dentro desse cenário, o Grupo Carrefour, que possui meta global em ser líder nesta área, há dois anos vem promovendo o engajamento de seus fornecedores que estão alinhados com a questão da responsabilidade socioambiental em todos os processos de produção, critérios importantes que ganham a cada dia mais relevância para a sociedade e para os consumidores.
O reconhecimento desses parceiros vem por meio do Prêmio Internacional de Transição Alimentar que, em âmbito mundial, convidou os clientes da companhia a votarem em uma plataforma exclusiva para eleger os produtos que consideravam mais representativos dentro da Transição Alimentar para Todos. Na primeira fase de votação, 300 produtos participaram do concurso e foram contabilizados mais de 570 mil votos. Um júri externo de especialistas internacionais se reuniu para selecionar os finalistas entre os fornecedores eleitos.
“Ser um agente de transformação das relações de consumo. Este é o olhar que permeia a nossa missão em viabilizar uma alimentação de qualidade para todos. Por isso, buscamos formas mais simples, prazerosas, econômicas e sustentáveis de consumo. Com liderança de mercado, queremos trabalhar junto aos nossos fornecedores, consumidores e à sociedade para a criação de práticas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta. O Prêmio Internacional de Transição Alimentar vem completar esta jornada”, declara Susy Yoshimura, Diretora de ESG do Grupo Carrefour Brasil.
Os produtos foram indicados por seu compromisso com cinco temas-chave da Transição Alimentar: saúde e nutrição, embalagem, agricultura sustentável e orgânica, comunicação responsável e transparência. Foram atribuídos 6 prêmios internacionais nas seguintes categorias:
1. Categoria de Salgados: Bonduelle – Milho sem pesticidas, milho produzido sem OGM (organismos geneticamente modificados) e pesticidas, com embalagem 100% de papelão, com classificação Eco score A.
2. Categoria de mercearia doce: LU – Petit Beurre, pela parceria com mais de 1.500 agricultores para promover uma cultura de trigo mais respeitosa com o meio ambiente e a biodiversidade local, e seu compromisso com a redução da água e das emissões de CO2.
3.Categoria de Líquidos: Evian – garrafa de 6 litros, pela redução de 30% de plástico, comparada a uma embalagem de 6x1L com plástico 100% reciclado.
4.Categoria de Alternativas Vegetais: Nurishh — patê vegano, pela sua lista curta de ingredientes, a sua receita à base de sementes de girassol e o seu teor de proteínas.
5.Categoria de higiene, beleza e casa: Airwick – Difusor elétrico com óleos essenciais, por seus ingredientes naturais e de origem responsável, incluindo certificações FSC* e RSPO**.
6.Categoria de produtos para pets: Sheba – Délices du Jour, por suas embalagens de papel 100% reciclável e ingredientes com certificação MSC.
Marcas nacionais premiadas em seus países de origem:
• França: HiPP – Lait Infantile Biologique Essentia, pela sua linha de leites para bebês 100% orgânicos, neutros em carbono, com embalagens de design ecológico.
• Espanha: Alvalle – Gazpacho, pelos seus ingredientes naturais e locais, produzidos em cooperativas e pela sua garrafa 100% rPET.
• Bélgica: Iglo – Green Cuisine Fish & Sticks, por ser uma alternativa vegana ao peixe, reduzindo o consumo de água e as emissões de gases com efeito de estufa.
• Itália: Mulino Bianco – Macine, um biscoito da agricultura responsável em cooperação com o WWF, cadeia de suprimentos 100% rastreada, embalagem de papel.
• Romênia: Dorna – garrafa rPET. A Dorna foi premiada pelo seu trabalho ao nível da embalagem e por ser a primeira marca a aderir ao 100% rPET.
• Polônia: 2 Be Bio – Mix de smoothies congelados orgânicos, por seu compromisso com frutas orgânicas e sem açúcar.
• Argentina: Chacabuco – Farinha de trigo integral e leguminosas, embalagem reciclável, alto teor de fibras e baixo teor de sódio.
• BRASIL: Chá Mate Leão – orgânico a granel, premiado pelo comprometimento total: produto orgânico, com transporte de baixa emissão de CO2, embalagem com 100% papel certificado pelo FSC e redução de tinta de 90%.
• Taiwan: Yummy – Whole Milk, por suas embalagens certificadas pelo FSC e seus esforços na redução das emissões de CO2.
A comissão julgadora também laureou 9 produtos locais da marca própria Carrefour, cujo desenvolvimento integrou totalmente a transição alimentar. São eles:
• França e Bélgica: Carrefour Extra, Filière Qualité Carrefour – Lait demi écrémé 1L, pela remuneração justa do produtor, suas vacas criadas sem OGM e suas garantias em termos de bem-estar animal.
• Espanha: Carrefour Extra, Filière Qualité Carrefour – Leite integral 1L, pela remuneração justa do produtor, suas vacas criadas sem OGM, suas garantias em termos de bem-estar animal e sua embalagem responsável.
• Itália: Terre d’Italia – Cime di Rapa (vegetais congelados), pela transparência de sua cadeia de fornecimento e sua composição vegetal.
• Romênia: Drag de Romania – Miel, por sua produção local e ingredientes naturais.
• Polônia: Carrefour Classic – Iogurtes líquidos, por seu leite sem OGM e ingredientes naturais.
• Argentina: Carrefour — Atum, pela certificação de pesca sustentável.
• BRASIL: Carrefour Veggie – hambúrguer vegano (de grão de bico), uma alternativa vegetal com ingredientes naturais.
• Taiwan: Carrefour – Ovos caipiras, premiados por suas garantias de bem-estar animal e não uso de antibióticos.
Nesta edição, o Carrefour mobilizou mais de 250 parceiros como parte de sua missão de liderar a transição alimentar para todos. Este compromisso, que está no centro da estratégia do Grupo, é baseado numa ambição coletiva e de longo prazo de fornecer uma variedade de produtos mais saudáveis e sustentáveis, de proteger o clima com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2040, de proteger a biodiversidade combatendo o desmatamento e de reduzir o desperdício através da reciclagem de embalagens. Participaram da premiação, fornecedores de países como França, Bélgica, Espanha, Itália, Romênia, Polônia, Argentina e Taiwan.
*FSC (Forest Stewardship Council®) é um selo internacional que garante que a madeira utilizada cumpre os procedimentos de gestão florestal sustentável.
**RSPO: a certificação RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil) atesta que o óleo de palma utilizado provém de uma plantação sustentável, economicamente viável, ambientalmente adequada e socialmente benéfica.